PREFEITURA DE SÃO PAULO

A Grande Virada da Saúde no Parque Villa Lobos

Para aproximar as pessoas do conceito de vida saudável e torná-las mais consciente da importância da saúde na vida da população, a terceira edição do evento apresentou um cardápio variado e gratuito de atividades e atendimentos, com opções para todos os gostos e necessidades: desde testes rápidos de HIV/Aids até um show com um cover de Elvis Presley, que arrebatou o público que por lá circulava: dos fãs de primeira hora até ouvidos mais desavisados

05/04/2017 17h07

Por Cármen Ludovice

Fotos Edson Hatakeyama

Portal externo do evento em branco e azul claro, escrito: bem- Vindos Virada Saúde. Pessoas caminham em direção ao local

O expressivo público que circulou no dia 1º de abril, sábado, pelo Parque Villa Lobos, para participar da terceira edição da Virada da Saúde, teve muitas razões para comemorar. Iniciativa da SMS – Secretaria Municipal da Saúde, a Virada ofertou um pouco de tudo, de A a Z, para quem lá compareceu em busca de bem-estar físico, mental e social.

Durante sete horas ininterruptas, as pessoas puderam participar de quase uma centena de atividades e atendimentos, gratuitos, que incluíam desde zumba, lambada, dança circular e street dance até Tai Chi, auriculoterapia, show de música, cinema e teatro, testes rápidos de HIV/Aids, ressuscitação cardiopulmonar, avaliação bucal, entre outras.

Estruturado em quatro eixos principais: Médico-assistencial (prevenção, diagnóstico de doenças e tratamento); Bem-Estar (ações focadas nas áreas de nutrição, esporte e lazer); Cultura (teatro, filmes, intervenções artísticas e exposições sobre o tema saúde); e Educação (rodas de conversas, palestras, jogos, etc.); o evento, previsto na Lei Municipal 16.085/2014, é uma homenagem ao Dia Mundial da Saúde, 7 de abril, data criada pela OMS – Organização Mundial da Saúde, em 1948.

Um dia de sábado  

Em um pátio, participantes, de mãos dadas, fazem um grande círculo. À direita; tendas brancas e ao fundo, coqueiros.

Depois do sumiço de uma nuvem passageira, que ameaçava nublar o brilho da festa, o sábado ficou ensolarado o resto do dia, servindo de palco para aulas de Ginástica Laboral, Tai Chi Pai Lin, Lian Gong – exercícios que atuam da coluna cervical aos dedos dos pés –, alongamento, dança circular, práticas corporais integrativas e complementares em saúde usadas como coadjuvantes no tratamento de várias doenças, para aliviar dores e manter o equilíbrio do corpo e da alma, amparando as pessoas em todos os aspectos do seu ser: mente, energia, espiritualidade e família.

Também aconteceram, em parceria com a CET – Companhia de Engenharia de Tráfego, oficinas sobre segurança no trânsito, com noções básicas de segurança do ciclista, como uso de capacete e locais seguros para pedalar, jogos, além de educação para crianças, jovens e adultos. A companhia também distribuiu sua Cartilha do Ciclista, com recomendações de segurança, conduta no trânsito, dicas de proteção, rede cicloviária, ciclorrota, sinalização, onde estacionar, regras de circulação, manutenção, paraciclos e bicicletários, entre outros. Durante as atividades, muitos participantes solicitaram exemplares a mais para presentear seus amigos e familiares amantes da magrela e do ciclismo.

Preservando a saúde do coração

Para mostrar como salvar vidas e conscientizar quanto ao socorro que deve ser prestado em caso de parada cardíaca, profissionais do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU-SP) e da Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo (Socesp) usaram bonecos (manequins) para ensinar ao público as manobras da ressuscitação cardiopulmonar (RCP).

Nessa esteira, a Socesp também forneceu orientações e dicas nas áreas de enfermagem, nutrição, psicologia e farmacologia, que ajudam a preservar a saúde do coração. Os presentes receberam uma cartilha abordando as doenças do coração, com orientações sobre como reduzir a hipertensão por meio da alimentação, como agir em casos de emergência, como combater os fatores de risco: sedentarismo, obesidade, colesterol elevado, tabagismo, estresse, diabetes e hipertensão arterial sistêmica (HAS). Ou seja, alertando para a popularmente denominada pressão alta que, sozinha, já figura como a principal causa de doenças do coração, dos rins, do derrame cerebral e do comprometimento das artérias e dos olhos, além de matar mais que doenças como o câncer e a Aids. A cada ano, cerca de 400 mil pessoas morrem de infarto no Brasil. De acordo com o tipo de assistência prestado ao paciente, a mortalidade decorrente do infarto varia de 8 a 30%.

Saúde bucal e da água, testes rápidos, nutrição, massagem, auriculoterapia
A área de Saúde Bucal da SMS prestou serviço de avaliação bucal e orientação sobre a prevenção do câncer bucal, como manter a saúde bucal, como fazer a higienização, o autoexame e o autocuidado.

No quesito água, um recurso finito, profissionais da Sabesp forneceram informações a respeito do uso consciente do precioso líquido. Crianças receberam um gibi da Turma da Mônica sobre uso racional da água e saneamento básico, com dois passatempos relacionados à história.
Uma unidade móvel foi palco para a realização de testes rápidos de HIV/Aids e informações sobre hepatites, do Programa Municipal DST/Aids, a cargo de profissionais do Centro de Controle de Doenças (CCD) da Coordenação de Vigilância em Saúde (COVISA).

No item alimentação saudável e nutrição, houve exposição e venda de produtos orgânicos e saudáveis, como palmito pupunha, banana nanica, mel e tomate, entre outros. Além disso, profissionais orientaram sobre o uso consciente do sal: desde como reduzir seu consumo no dia a dia até ensinar a fazer o sal de ervas, que é mais saudável. (Veja abaixo como prepará-lo em casa). Também estiveram à disposição do público, a avaliação do estado nutricional (peso e estatutura), a medição da taxa de glicemia, a aferição da pressão arterial e o nível de gás carbônico no organismo.

Ao longo do dia, várias pessoas aguardavam ansiosas para serem atendidas na tenda que abrigou o grupo de massagem e auriculoterapia, que foi bem requisitado no evento.

Já na tenda destinada ao tema Ambientes Verdes e Saudáveis houve orientações sobre como higienizar os alimentos, descartar medicamentos e resíduos de forma responsável, etc.

Na linha faça você mesmo, os visitantes puderam aprender como se faz um minhocário (composteira), para transformar o lixo orgânico em adubo, e minicisternas (de baixo custo), para captar água da chuva com segurança.
Assuntos relacionados à saúde do público feminino e como lidar com situações de violência contra a mulher, entre outros, foram temas de rodas de conversa, serviços e orientações.

Donos de cães e gatos foram atendidos pela equipe do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ-SP), que forneceu material informativo sobre como cuidar dos animais de estimação, como fazer o encaminhamento para castração gratuita e providenciar o RGA – Registro Geral do Animal.

O CCZ –SP também expôs alguns animais da fauna sinantrópica e distribuiu folhetos educativos sobre eles, como Aedes aegypti, escorpião, pulga, pernilongo, barata, abelha & vespa, carrapato, formiga, pombo, aranha, caramujo africano, morcego e taturana.

De olho na conjuntivite, que mancha é essa, saiba mais sobre a ELA

Informações sobre conjuntivite: como se pega; como se prevenir; como agir quando já se está com a doença infecciosa transmitida por vírus ou bactérias, que pode ocorrer em qualquer época do ano; explicações sobre os mitos e verdades que cercam a doença.

Esclarecimentos sobre a hanseníase, sintomas, meios de transmissão, tratamentos e como se prevenir estavam disponíveis de forma oral e escrita no evento.

Falando sobre ELA

E também se falou sobre a ELA – esclerose lateral amiotrófica, uma doença misteriosa, degenerativa, que ainda não tem cura, apenas tratamento. De uns tempos para cá, a ELA tem ganhado destaque na mídia. E na Virada da Saúde, ELA também não podia ficar de fora. E não ficou. Graças ao Instituto Paulo Gontijo – IPG que promove e incentiva pesquisas sobre a doença. Portadores da enfermidade e seus familiares que lutam pela descoberta de novos tratamentos agradecem.

O IPG nasceu após o físico e engenheiro civil que empresta seu nome à instituição ter sido diagnosticado com ELA. Três anos após a sua morte, sua família fundou a entidade. O Instituto deu uma palestra sobre o tema e forneceu esclarecimentos sobre essa terrível e misteriosa doença que afeta os neurônios motores, levando à fraqueza muscular progressiva e à paralisia total dos movimentos, a despeito de as funções cerebrais serem mantidas e o paciente ter plena consciência de tudo o que está lhe acontecendo. No estágio inicial, costuma afetar pernas e braços. O quadro tende a evoluir chegando à musculatura respiratória e da deglutição.

ELA na mídia

A doença ganhou mais visibilidade em 2014, com o polêmico meme do “Ice Bucket Challenge” (Desafio do Balde de Gelo), em que celebridades apareciam em vídeos com um balde de gelo sobre a cabeça, e desafiavam os espectadores a fazerem o mesmo ou a doarem cem dólares para uma ONG que luta pela conscientização sobre a ELA.
Depois, o assunto voltou à baila com o filme “A Teoria de Tudo”, a cinebiografia do físico e cosmólogo Stephen Hawkings, portador da doença há mais de 50 anos. Diagnosticados aos 21 anos de idade, ele é considerado um exemplo de superação, já que poucos portadores sobrevivem a ELA por tanto tempo.
Também o filme “Um Momento Pode Mudar Tudo”, de 2014, que tem como foco uma designer e pianista clássica diagnosticada com esclerose lateral amiotrófica, revela não só os efeitos da progressão da doença – que vai da restrição dos movimentos à alteração da respiração e da fala –, como também a luta da personagem dividida entre a busca pela cura, a resignação e a revolta.
Enfim, a Virada foi uma oportunidade única para chamar a atenção para essa e outras doenças em geral desconhecidas (ou pouco abordadas) do grande público.

Mais da Virada no sábado

A programação da “Viradona” ocupou até a biblioteca do Parque Villa Lobos, com apresentações teatrais sobre temas relacionados à Saúde, como dengue, obesidade infantil e bullying, além de exibição de filmes com roda de conversa sobre temas relativos ao Programa Melhor em Casa e à Saúde do Homem.
A Comissão Municipal de Enfrentamento à Violência, Abuso e Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes e a Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (SMADS) distribuíram publicações sobre o assunto.
O Parque Villa Lobos também abrigou aulas de Zouk, Street Dance, Zumba e outros ritmos, e shows com os grupos musicais Banda Seguranças do Metrô e Banda Denker, com direito até a uma palinha de um Elvis Cover.

Membros da bateria da Escola de Samba Acadêmicos do Parque Bristol também marcaram presença e deram um show de ritmo e balanço nesse evento criado para mostrar que há várias oportunidades e maneiras de se alcançar a tão desejada qualidade de vida; o que vai além, muito além da visão assistencial e da doença.


PROGRAMAÇÃO VIRADA DA SAÚDE – 2017 – PARQUE VILLA LOBOS

Confira, abaixo, a programação completa da “Viradona” da Saúde 2017, que aconteceu dia 1º de abril, sábado, entre às 9h às 17h, no Parque Villa Lobos - São Paulo – Capital.

BIBLIOTECA

- 11h – Filme Melhor em casa (15 min de atividade)
-11h20 – Filme Trabalho Infantil (15 min)
- 11h50 – Teatro Dengue (PAVS) (15 min)
- 12h10 – Teatro Bullying (25 min)
- 12h35 – Teatro Obesidade Infantil (25 min)

TENDAS

Tenda 1 – Economia Solidária

- Nutrição: Vendas de alimentos orgânicos e saudáveis
- Oficina de Mandalas
- Artesanato População Indígena
*o dia todo

Tenda 2 – Alimentação Saudável e Nutrição

- Exposição sal, ervas, etc. - Nutrição: Avaliação nutricional, avaliação pressão arterial, diagnóstico e orientação, campanha consumo consciente do sal.
- Exposição Tempero, sal de ervas, etc.
*o dia todo

Tenda 3 – Informação é o melhor remédio

- Orientação Saúde da mulher: Parto Humanizado
- Distribuição e Informação Material Imigrantes
- COVISA: controle de intoxicações, doenças oculares (DOT), hanseníase, tuberculose.
- Orientação e combate ao abuso e exploração sexual contra crianças e adolescentes.
*o dia todo

Tenda 4 – Ambientes Verdes e Saudáveis

- Higienização de alimentos
- Descarte de medicamentos
- Exposição minhocário
- Descarte de resíduos
- Captação segura da água de chuva.
*o dia todo

Tenda 5 – Conversas e Palestras

- Doença Falciforme com questionário e exposição – dia todo
- Roda de Conversa DANT + Nutrição – 10h e 14h
- Medição Nível CO2 (tabagismo) e exames bucais – Saúde Bucal – o dia todo
- Saúde do Idoso – questionário com encaminhamento – o dia todo
- Palestra Instituto Paulo Gontijo – 15h
- Violência Contra Mulher – 11h às 11h55 e 16h às 16h55
Tenda 6 – CCZ
- Vacinação contra a raiva
- Emissão de RGA
- Exposição da Fauna Sinantrópica
- Exposição Morcego
*o dia todo

Tenda 7 – Espaço Criança

- Jogo dengue e cisterna
- Jogo da memória
- Jogos CCZ
- Jogos CET
*o dia todo

Tenda Programa Socesp e Amigos do SAMU

- Atendimento à vítima de parada cardiorrespiratória: RCP em adultos
- Simulado de RCP
- Atendimento à vítima de Engasgo
- Amigos do SAMU
- Visita à ambulância
*** o dia todo

Tenda Instituto Paulo Gontijo
*o dia todo

GRAMADO

- 9h – Tai Chi Pai Lin (25 min de atividade)
- 9h30 – Alongamento (15 min de atividade)
- 9h50 – Ginástica Laboral (15 min de atividade)
- 10h10 – Dança Circular (25 min de atividade)
- 10h40 – Dança Circular (Norte) (20 min)
- 11h10 – Lian Gong (25 minutos de atividade)
*período da manhã

OFICINAS + PALCO

- 9h – Zumba (15 min)
- 9h20 – Aula de Lambada (15 min)
- 9h40 – Aula Street Dance (15min)
- 10h – Aula de Ritmos (15 min)
- 10h20 – Cerimônia de Abertura Autoridades (30min) (palco)
- 10h55 – SUS Dance (10 min)
- 11h05 – Aula de Ritmos (15min)
- 11h20 – Dança Rítmica (15 min)
- 11h40 – Solo “Corpo” – Cia Experimental de dança (10 min)
- 12h – Treinamento RCP Socesp+SAMU (40 min)
- 12h40 - Banda Denker (30 min de atividade)
- 13h10 – Cover Elvis (25 min de atividade)
- 13h50 - Lambazouk (50min)
- 14h40 - Apresentação Ballet Coppélia (10 min de atividade)
- 14h50 -Apresentação CIA Genética (10 min de atividade)
- 15h10 – Bateria Acadêmicos do Parque Bistrol (20 min)
- 15h45 – Banda Seguranças do Metro (45 min)
- 16h30 - SUS Dance (15 min de atividade)

UNIDADES MÓVEIS

DST/AIDS
Unidade Móvel Odontológica (UOM)
Ambulância SAMU
SABESP

COMO FAZER SAL DE ERVAS

Ingredientes

- 1 pacote (10 g) de alecrim seco
- 1 pacote (10 g) de manjericão seco
- 1 pacote (10 g) de orégano seco
- 1 pacote (10 g) de salsinha seca
- 2 colheres de sopa (40 g) de sal

Modo de fazer

Bater todos os ingredientes no liquidificador; guardar em pote de vidro com tampa. Usar no lugar do sal comum.

Clique aqui para ver mais imagens da Virada.