Amanhã, 06 de abril, CRS Sudeste realiza Virada da Saúde

Ação acontece no CER IV Flávio Giannotti, Ipiranga, com diversas atividades de prevenção, promoção à saúde e inclusão social

Por Rosângela Rosendo

Esta semana as palavras de ordem na região da Coordenadoria Regional de Saúde Sudeste são prevenção, conscientização e promoção à saúde. Acontece nesta quinta-feira, dia 06 de abril, a Virada da Saúde Sudeste. Além de atividades variadas voltadas aos cuidados com a saúde e à qualidade de vida, o evento traz mais uma novidade. A viradinha regional também promoverá a inclusão social. A iniciativa será realizada das 08h às 17h, no Centro Especializado de Reabilitação IV (CER) Flávio Giannotti, dentro do complexo Hospital Dia Rede Hora Certa Ipiranga. Além destas atividades, todas as unidades de saúde da região estão realizando ações da Virada da Saúde.

Com a proposta de ressaltar as linhas de cuidado da pessoa com deficiência no Sistema Único de Saúde, nesta terceira edição, a Virada da Sudeste promove as Oficinas de Shantala, massagem de origem indiana própria para bebês, de Libras (Língua Brasileira de Sinais) e o Mutirão de Prescrição de Cadeiras de Rodas Adaptadas. Essas atividades contarão com a coordenação dos profissionais dos Centros Especializados de Reabilitação da região e participação de usuários assistidos pelos serviços.

Mas quem participar também terá a oportunidade de visitar o Jardim Sensorial e fazer a ‘trilha dos sentidos’, conhecendo e identificando vários tipos de plantas e texturas. Instalado na área verde interna da unidade, o Jardim Sensorial tem o objetivo de proporcionar a qualquer pessoa, mas principalmente aos pacientes dos serviços de reabilitação, um espaço capaz de estimular a percepção sensorial de cada um, seja por meio do tato, olfato e ou audição.

O espaço foi construído com o apoio de diversos profissionais dos CERs da região, do Programa Áreas Verdes e Saudáveis (PAVS) e ainda usuários do programa Acompanhante da Pessoa com Deficiência (APD). Também teve a parceria da Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência (SMPED), da Prefeitura Regional do Ipiranga e do Viveiro Arthur Etzel, do Parque do Carmo.
Qualidade de vida e prevenção

Mas as atividades não param por aí. Fazem parte da programação Dança Circular, Dança Sênior, Liang Gong, Oficina Alimentação Saudável: Leitura de Rótulos e Consumo consciente do sal, Oficina Amamentação: mitos e verdades; e palestra Prevenção e Qualidade de Vida, ministrada por médico da Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo (Socesp).

Para completar as ações do dia, a Virada ainda terá Teatro Coração sobre Duas Rodas, com os profissionais da CET, estação de Aromas, triagem e avaliação da saúde bucal, busca ativa para Tuberculose, levantamento do quesito raça cor, teste rápido diagnóstico para DST/Aids, vacinação de cães e gatos e emissão de Registro Geral de Animal (RGA), além do apoio do SAMU e da Unidade Odontológica Móvel Mooca, que estarão instalados na parte externa da unidade. Participem!

SERVIÇO

Virada da Saúde da CRS Sudeste

Data: quinta-feira, 06 de abril, das 8h às 17h

Local: CER IV Flávio Giannotti – Rua Padre Marchetti, 557, Ipiranga com Rua

Xavier de Almeida, 210, Ipiranga

VIRADA DA SAÚDE DA CRS SUDESTE

Horário

08h – 17h Mutirão de Cadeiras de Rodas com adaptações

08h – 16h Unidade Odontológica Móvel

08h – 16h Trailer da DST/AIDS

08h – 16h Vacinação Cães e Gatos e RGA

08h – 16h SAMU (Amigos do Samu)

09h – 10h Oficina de Shantala

09h – 10h Teatro de Saúde Bucal

09h – 15h Jardim Sensorial

09h – 15h Tenda dos Aromas

09h – 16h Triagem de Saúde Bucal

10h - 10h30 Palestra Socesp Prevenção e Qualidade de vida

10h30 – 11h30 Dança Circular

11h30 e 14h Teatro Educativo CET Coração sobre Duas Rodas

11h – 12h Oficina de Libras

13h30 – 14h15 Liang Gong

13h30 – 14h30 Oficina de Amamentação: Mitos e Verdades

13h30 – 16h Estação Tuberculose (Busca ativa)

13h30 - 16h Levantamento saúde da população negra quesito raça cor

14h30 – 15h30 Dança Sênior

14h30 – 15h30 Oficina de Alimentação Saudável: Leitura de Rótulos e uso

Consciente do Sal