Hoje é o último dia para se inscrever no Hackathon da Saúde da Prefeitura de SP

As pessoas que desejam participar do evento têm até o final do dia para se inscrever. Preenchidas as vagas disponíveis, uma lista de espera será aberta aos interessados

Hoje, dia 4 de abril de 2017, é o último dia para se inscrever no Hackathon da Saúde da cidade de São Paulo. Esta é a primeira vez que a Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal da Saúde, irá abrir dados de saúde pública para um evento de tecnologia.

Sete milhões de pessoas acessaram o SUS em 2016. Mais de quatro milhões de mulheres passam pela rede pública de saúde todos os anos. Mais de dois milhões que se declaram negros se trataram no maior sistema público de saúde do mundo. Para fazer história, também pensamos no futuro: 189 mil paulistaninhos nascem diariamente na cidade. Todos esses números geram uma grande quantidade de dados todos os dias.

Porém, mais do que números, é preciso pensar em como utilizar essas informações de forma inteligente para criar soluções que facilitem a vida de cada cidadão que precisa do SUS. Como desenvolver tecnologia para melhorar a saúde pública? Este é o objetivo e desafio do Hackathon da Saúde.
Um banco de dados será disponibilizado com o objetivo de criar um ambiente de inovação para que a sociedade civil conheça, participe, pense e proponha soluções inovadoras para a gestão da saúde na cidade.

Dados de perfil epidemiológico, populacional, nascidos vivos, óbitos, acesso ao sistema com recortes regionais, etários, raça e etnia, internações entre outros, além de dados da Ouvidoria SUS – tais como reclamações dos munícipes, solicitações, dúvidas e feedback do usuário sobre o sistema público de saúde estarão disponíveis para os participantes.

O evento será realizado no próximo fim de semana (8 e 9 de abril), a partir das 8h de sábado, na Escola SENAI de Informática, que fica na Rua Barão de Limeira, 539 - Centro. O Hackathon da Saúde faz parte do cronograma de atividades da Virada da Saúde, que começou no dia 1 de abril e vai até 9 de abril, com encerramento na Avenida Paulista. A Virada da Saúde conta com atividades em diversas regiões da cidade de promoção à saúde preventiva e o bem-estar da população.

O formato será de hackathon, uma espécie de competição em prol da saúde pública que começa no sábado (8/4), às 8h, e termina no domingo (9/4), às 15h. Os grupos criados no dia do evento irão prototipar uma solução em tecnologia para o SUS paulistano. A premiação será seis bolsas de estudos para cursos livres de tecnologia, mentoria em plano de negócios para startups e material de formação em dados abertos.

Chatbot, dados abertos e soluções inovadoras serão o pano de fundo deste evento que convoca a sociedade civil, principalmente interessados em tecnologia, organizações sociais e startups a pensar em protótipos e ideias com impacto nas políticas públicas em saúde para a população. Uma iniciativa da Prefeitura de São Paulo que integra inovação, transparência e participação para a construção de um SUS mais inteligente e cada vez mais humano.

Para se inscrever acesse o site do Hackathon da Saúde ou o evento no facebook.