Sábado tem Virada da Saúde no Parque Villa Lobos

3ª edição do evento terá atividades gratuitas e visa aproximar as pessoas do conceito de vida saudável; abertura ocorre em 1 de abril e segue em toda cidade até o dia 9

Por Patrícia Pasquini

A Secretaria Municipal da Saúde realiza, neste sábado (1º/4), a abertura da 3ª edição da Virada da Saúde. O evento, previsto na Lei municipal 16.085/2014, ocorre entre 1º e 9 de abril em celebração ao Dia Mundial da Saúde, comemorado em 7 de abril.

Estruturadas em quatro eixos principais (Médico-assistencial, Bem-Estar, Cultura e Educação), as ações têm foco na prevenção, promoção à saúde e qualidade de vida. O evento deste ano começa às 9 horas deste sábado, no Parque Villa Lobos, com oficinas, atividades e shows gratuitos à população.

“Queremos aproximar a sociedade como um todo ao um modo de vida mais saudável, utilizando os serviços da Secretaria de Saúde, a fim de criar um conjunto de iniciativas com os diversos atores relacionados ao tema em prol da promoção da saúde na cidade”, diz Wilson Pollara, secretário municipal da Saúde.

No sábado, haverá aulas de Ginástica Laboral, Tai Chi Pai Lin, Lian Gong, alongamento e Dança Circular, práticas corporais e integrativas em saúde consideradas instrumentos poderosos para a promoção da saúde e podem ser usadas como coadjuvantes no tratamento de várias doenças.

Em parceria com a CET, serão oferecidas oficinas sobre segurança no trânsito e circuito de bike para crianças, além de educação para jovens e adultos. A ideia do circuito é apresentar para as crianças de até seis anos as noções básicas de segurança do ciclista, como uso de capacete e utilização de locais seguros para pedalar.

Profissionais do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU-SP) e da Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo (Socesp) vão ensinar ao público as manobras da ressuscitação cardiopulmonar (RCP). O objetivo é mostrar como salvar vidas e conscientizar para o socorro em caso de parada cardíaca. A Socesp também dará orientações nas áreas de enfermagem, nutrição, psicologia e farmacologia.

A área de Saúde Bucal da SMS prestará serviço de avaliação bucal, orientação e, em caso de necessidade, encaminhamento para tratamento na Rede. Também serão oferecidas orientações a respeito do uso consciente da água por profissionais da empresa de Sabesp.

O Programa Municipal DST/Aids contará com uma unidade móvel ofertando teste rápido de HIV/Aids e informações sobre hepatites com profissionais do Centro de Controle de Doenças (CCD) da Coordenação de Vigilância em Saúde (COVISA).
Um grupo de nutricionistas de diversos órgãos vai orientar sobre o uso consciente de sal: como reduzi-lo no dia-a-dia e ensinar a fazer o sal de ervas, que é mais saudável. Profissionais farão avaliação do estado nutricional (peso e altura), medição de taxa de glicemia, aferição de pressão arterial e nível de gás carbônico no organismo.

Outros serviços de orientação estarão disponíveis na “Virada”, como assuntos relacionados à saúde da mulher, descarte consciente de alimentos e medicamentos, e até mesmo como lidar com situações de violência contra a mulher, tema de duas rodas de conversa que acontecem no sábado.
Além dos serviços de saúde, o evento terá oficinas de plantio em pequenos espaços e um ponto de economia solidária com oficinas de artesanato, turbante, mandalas e venda de produtos. Ao longo do dia, o Espaço Criança oferecerá atividades lúdicas e educativas na área da saúde.

Os pets também terão seu espaço reservado no parque: donos de cães e gatos poderão vaciná-los contra a raiva e providenciar o Registro Geral do Animal (RGA) com a equipe do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ-SP). O órgão também apresentará exposição de morcegos e animais sinantrópicos.

A programação se estenderá até a biblioteca do Parque Villa Lobos, com apresentações teatrais sobre temas relacionados à Saúde, como Dengue, obesidade infantil e bullying, além de exibição de filmes com roda de conversa a respeito de assuntos relativos ao Programa Melhor em Casa e à Saúde do Homem.

A Comissão Municipal de Enfrentamento à Violência, Abuso e Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes e a Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (SMADS) distribuirão folderes sobre o tema.
O Parque Villa Lobos também será palco de aulas de Zouk, Street Dance, Zumba e outros ritmos, e shows com a Banda dos Seguranças do Metrô, Banda Denker e a bateria da Escola de Samba Acadêmicos do Parque Bristol.

Dentro da programação da Virada da Saúde, no domingo (2), ocorre, em parceria com o Projeto Agita São Paulo, a partir das 10 horas, uma caminhada na Avenida Paulista. A concentração será a partir das 9 horas, no vão livre do MASP.

Viradinhas de Norte a Sul e Leste a Oeste

Entre os dias 3 e 7 de abril, as Coordenadorias Regionais de Saúde (CRS), o Hospital do Servidor Público Municipal (HSPM) e as unidades da Autarquia Hospitalar Municipal (AHM), realizarão “Viradinhas da Saúde”, que terá diversas atividades culturais, educativas e de saúde.

Serão oferecidas vacinação antirrábica para cães e gatos, emissão de RGA, Práticas Integrativas em Saúde, aferição de pressão arterial, avaliação de massa corporal e nutricional, oficina de artesanato, coral de idosos, apresentações teatrais, de danças indígenas, aulas de Zumba, oficina sobre segurança no trânsito com a CET, teste de sífilis e HIV, distribuição de preservativos, palestras, distribuição de escovas, creme dental e fio dental, exames para prevenção do câncer bucal e oftalmológicos de acuidade visual – com orientações e encaminhamentos, se necessário –, orientações sobre boas práticas de manipulação de alimentos, prevenção de quedas e violência com foco em idosos, primeiros socorros, gestação, planejamento familiar e métodos contraceptivos, câncer de mama, bucal e tabagismo, exames para identificação de lesões em pés diabéticos, entre outras atividades.

Nas unidades da CRS Centro haverá ação específica voltada para imigrantes, com distribuição de materiais educativos em vários idiomas sobre Influenza, vacinação, pré-natal, tuberculose, cuidados na gestante, planejamento familiar, Dengue, Chikungunya, vírus Zika e febre amarela.

A partir do dia 3, as unidades municipais de Saúde, também oferecerão uma série de atividades à comunidade.


Programação e Serviço

3ª edição da Virada da Saúde
• 1 de abril
Das 9 às 17 horas
Abertura
Onde: Parque Villa Lobos
Endereço: Avenida Prof. Fonseca Rodrigues, 2001 – Alto de Pinheiros

• 2 de abril
Às 9 horas
Agita São Paulo
Onde: concentração no vão livre do Masp para caminhada na Avenida Paulista

• 3 de abril
Das 9 às 15 horas
Viradinha Oeste
Onde: CEU Butantã
Endereço: Av. Eng. Heitor A.E. Garcia, 1.870 - Jd. Esmeralda

10h30 e 13h30
Apresentação do Grupo Luar ao Avesso, formado por palhaços que abordam temas como DST, cuidados com a higiene, automedicação e gravidez na adolescência
Onde: Hospital José Soares Hungria (Pirituba)
Endereço: Rua Menotti Laudísio, 100 – Pirituba

• De 3 a 7 de abril
Ao longo de todo o dia
Grupo de voluntários estará informando e orientando a todos os frequentadores da unidade sobre a importância da lavagem de mãos, principalmente durante as visitas, como também sobre hábitos saudáveis – dicas de alimentação e atividades físicas.
Onde: Hospital Municipal Doutor Cármino Caricchio (Tatuapé)
Endereço: Avenida Celso Garcia, 4.815 – Tatuapé

• 4 de abril
Das 8 às 15 horas
Viradinha Leste
Onde: Praça do Forró
Endereço: Av. São Miguel, 9.642 – São Miguel Paulista
9h30: Palestra sobre postura corporal, cuidados cotidianos para prevenir dores musculares, principalmente lombalgia

15 horas: Palestra sobre alimentação saudável e benefícios à saúde
Onde: Hospital Professor Mário Degni
Endereço: Rua Lucas de Layde, 257 – Rio Pequeno

14 horas
Voluntários promovem acolhimento de usuários e acompanhantes, distribuindo chá e bolachas
Onde: Hospital José Soares Hungria (Pirituba)
Endereço: Rua Menotti Laudísio, 100 – Pirituba

• 5 de abril
Das 9 às 13 horas
Viradinha Sul
Onde: Sesc Interlagos
Endereço: Av. Manuel Alves soares, 1.100 – Pq. Colonial

Das 8h30 às 12h30
Aula de Lian Gong, aferição de pressão arterial e glicemia capilar, aplicação de Johrei, Reflexologia, Espaço de Fonoaudiologia; Exposição de banners, oficina de artesanato, dança sênior, dança circular, quick massage, avaliação de massa corporal, teatro; aula de Tai Chi Chuan
Onde: Hospital do Servidor Público Municipal
Endereço: Rua Castro Alves, 60 – Aclimação

Das 8 às 15 horas
Informação e orientação para a população sobre os malefícios do consumo excessivo de sal e os números representativos de pessoas hipertensas no Brasil. O objetivo também é apresentar à população o preparo de sal de ervas, como produto alternativo, que pode propiciar a redução de 80% na quantidade de cloreto de sódio no preparo das refeições.
Onde: Hospital Dr. Arthur Ribeiro Saboya
Endereço: Av. Francisco de Paula Quintanilha Ribeiro, 860, Jabaquara.

14 horas
Apresentação do coral Resgate da Vida
Onde: Hospital José Soares Hungria (Pirituba)
Endereço: Rua Menotti Laudísio, 100 – Pirituba

• 6 de abril
Das 9 às 17 horas
Viradinha Sudeste
Onde: CER Flávio Giannotti
Endereço: R. Xavier de Almeida, 210 - Ipiranga

14 horas
Voluntários promovem acolhimento de usuários e acompanhantes, distribuindo chá e bolachas. Também haverá distribuição de livros infantis, gibis e brinquedos.
Onde: Hospital José Soares Hungria (Pirituba)
Endereço: Rua Menotti Laudísio, 100 – Pirituba

• 7 de abril
Das 9 às 13 horas
Viradinha Norte
Onde: Parque da Juventude
Endereço: Av. Cruzeiro do Sul, ao lado do Metrô Carandiru / Av. Ataliba Leonel, portão 3 – Santana

14 horas
Voluntários promovem acolhimento de usuários e acompanhantes, distribuindo chá e bolachas. Também haverá distribuição de desenhos para colorir e giz de cera.
Onde: Hospital José Soares Hungria (Pirituba)
Endereço: Rua Menotti Laudísio, 100 – Pirituba

• 8 e 9 de abril
Das 8 horas das 8 às 15 horas de 9 de abril
Hackathon
Onde: Escola de Informática do Senai
Endereço: Rua Barão de Limeira, 539 – Centro

• 9 de abril
Das 9 às 13 horas
Encerramento da Virada da Saúde
Onde: Parque Prefeito Mário Covas
Endereço: Av. Paulista, 1.853 – Bela Vista