Virada Animal reúne 1,5 mil visitantes no Centro de Controle de Zoonoses

evento realizou a emissão de registro geral do animal, vacinação, encaminhamento para castração, adoção, entretenimento e workshops com dicas de cuidados com os pets

Por Beatriz Prado

A noite de sábado (09) é a primeira dos gatos Kiara, Beethoven, Boço de milho, Federico Felini e Graxa em novo endereço. Quem também deixou as instalações do Centro de Controle de Zoonoses e passa a viver em lares da cidade de São Paulo são os cães Orfeu, Onekyh e Chaplin (este último adotado após oito anos de espera no CCZ). A Secretaria Municipal da Saúde realizou a primeira Virada Animal da cidade, com a emissão de documento de identificação, vacinação, agendamento para castração e orientação para a posse responsável dos animais.

A ação teve início às 10h de sábado no Centro de Controle de Zoonoses e até às 18h resultou na adoção de 25 gatos, 5 cães, 64 doses de vacinas aplicadas, 41 agendamento para castração e 84 emissões de registro geral do animal com encaminhamento para procedimentos veterinários. Durante o dia crianças e adultos participaram de atividades educativas com dicas para eliminar o mosquito Aedes aegypti, hábitos dos animais sinantrópicos, orientações sobre o comportamento dos bichos, workshops de dança, música, grafite e comida de rua na arena food truck.

Rosane Correa de Oliveira é a Gerente do Centro de Controle de Zoonoses e comemora o a organização do evento. "A Virada Animal é um grande momento para nós, e faz com que as pessoas conheçam o trabalho do CCZ e permite o início da conscientização sobre a posse responsável. É a oportunidade para quem já é dono faça a emissão do Registro Geral do Animal e para que os visitantes também conheçam os animais à espera de adoção. Nos últimos tempos percebemos uma procura maior por gatos, para adaptação a espaços menores, como apartamentos e o resultado efetivo da ação não pode ser avaliado apenas no dia, pois sabemos que muitos interessados ficam pensativos no primeiro momento e retornam durante a semana para efetivar a adoção", afirmou a gerente.

De Taboão da Serra, Flávia soube da Virada Animal nas redes sociais e compareceu ao evento com o filho Lohan para a adoção de um gato. Com pelo preto e branco e com um ano e meio de vida, Kiara foi escolhida como a nova integrante da família. "Foi amor à primeira vista", disse Lohan com os olhos marejados.

O casal de namorados Daniela e Daniel está de mudança para uma casa com espaço maior e optou pela adoção de um cachorro. "Vamos levar o Chaplin, de 12 anos, que já é mais velhinho. A agente de zoonoses explicou que a vivência em ambiente familiar é um presente para ele nos últimos anos de vida e o contato pode aumentar a expectativa de vida", disse Daniela. Em oito anos de residência no CCZ, Chaplin cativou os profissionais do espaço e na hora da despedida, a emoção tomou conta da equipe, que parou o velho amigo na saída da virada para uma sessão de fotografias.

A Virada Animal durou um dia, mas as portas do CCZ permanecem abertas de segunda-feira a sábado, das 8h às 18h, com cães e gatos vacinados, microchipados, vermifugados e vacinados à espera de adoção. No espaço os profissionais informam sobre as particularidades de cada bicho e a possibilidade de adaptação ao novo lar. Para adotar é necessário ter mais de 18 anos, portar caixa de transporte para gatos, ou coleira para cães, apresentar RG, CPF e comprovante de residência e efetuar o pagamento da taxa de R$21,00.