Saúde participa da Virada Cultural com ações de redução de danos

Ação intersecretarial visa informar e orientar a população. Tendas de redução de danos estão localizadas nos pontos de maior movimentação do Centro da capital: Largo do Arouche, Praça Júlio Prestes e Vale do Anhangabaú

 

 

Por Keyla Santos
Fotos: Edson Hatakeyama

 

As ações de redução de danos que ocorrerão durante a 12ª edição da Virada Cultural 2016 resultaram da parceira entre as secretarias municipais da Saúde (SMS), da Assistência e Desenvolvimento Social (SMADS) e Direitos Humanos e Cidadania (SMDHC). Os objetivos são minimizar os agravos, alertar e orientar os participantes do evento que não querem ou não conseguem se privar do uso de substâncias psicoativas. A ação também tem o objetivo de conscientizar o público sobre a importância da prevenção de DSTs/Aids.

O secretário municipal da Saúde, Alexandre Padilha visitou a tenda da Praça Júlio Prestes e acompanhou o trabalho dos profissionais que atuam diretamente na redução de danos e na distribuição de materiais educativos.

Padilha falou sobre a parceria entre as secretarias. “Estamos aqui para garantir condições, orientações, suporte e cuidado para que as pessoas curtam a Virada de uma forma segura e aproveitem ao máximo essa expressão artística da nossa cidade e não tenham nenhum dano para a saúde. Estamos aqui na orientação, respeitando os direitos humanos, respeitando as opções do indivíduo, dando suporte para que ele possa curtir da melhor forma a nossa Virada Cultural”, disse.

As três tendas estão localizadas nos pontos de maior movimentação no Centro da capital paulista (Largo do Arouche, Praça Júlio Prestes e Vale do Anhangabaú ). O horário de funcionamento da tenda Júlio Prestes é das 18h à meia-noite, do sábado (21) e das 12h às 21h, do domingo (22). Tanto a tenda do Arouche quanto a do Anhangabaú funcionarão das 18h do sábado (21) às 18h do domingo (22).

Para a articuladora do Programa De Braços Abertos da SMS, Lumena Furtado, essa ação representa uma oportunidade de ficar mais perto das pessoas que possam fazer uso abusivo de álcool e outras drogas. “Podemos apresentar para as pessoas tanto informação a respeito da droga que ela está usando e que tipo de ação ela pode fazer para reduzir danos, como também oferecer água, bala de caramelo, como uma oportunidade de estar junto com a cidade, junto com as pessoas, buscando aprofundar e trabalhar na perspectiva que é o eixo do nosso trabalho na Prefeitura que é a redução de danos”, explicou Lumena.

Durante o evento, além da orientação, os agentes de redução de danos distribuirão preservativos masculino e feminino, copo com água, balas de caramelo com recheio de chocolate, folhetos sobre redução de danos em DST/Aids e gel lubrificante, entre outros.

 

 

Ação inédita na Virada Cultural

O secretário municipal de Direitos Humanos e Cidadania, Felipe de Paula, falou sobre o ineditismo dessa ação na Virada Cultural e da importância do trabalho. “É a primeira vez que essa ação é feita na Virada Cultural de São Paulo e é importante para trazer o tema para a cidade, para fazer uma discussão efetiva sobre a redução de danos, sobre a proteção das pessoas e, fundamentalmente, estimular o autocuidado. É importante fazer com que as pessoas que fazem uso dessas substâncias cuidem-se, bebam água, consigam se tratar durante o uso para que não tenham problemas adicionais à saúde”, explicou.

Redução de danos

A redução de danos é uma estratégia pragmática da Política Municipal de Álcool e Drogas, ação preconizada pelo Ministério da Saúde - e também pela Organização das Nações Unidas (ONU) -, que consiste em diminuir o risco do manuseio dos meios para utilização das substâncias psicoativas, como o compartilhamento de cachimbos e canudos para o consumo de crack/cocaína, seringas e agulhas ou até mesmo nas práticas sexuais.

A assessora de Políticas Públicas sobre Drogas da SMDHC, Maria Angélica de Castro, esclareceu que as primeiras iniciativas de redução de danos no Brasil sugiram em 1988, na cidade de Santos (litoral de São Paulo), devido à epidemia de transmissão de HIV. Maria Angélica também falou sobre os objetivos dessa ação intersecretarial. “O intuito é estimular o autocuidado e a reflexão entre as pessoas que fazem uso de quaisquer substâncias, desde o álcool até outras drogas ilícitas...É muito importante que a gente tenha, em festividades municipais, esse tipo de cuidado e de atenção às pessoas”, afirmou.

 

 

A agente de saúde do Consultório na Rua do Campos Elíseos, Fabiana de Oliveira, de 35 anos trabalhou na tenda de Redução de Danos na Virada Cultural. Ela percebeu que muitas pessoas ficaram surpresas com a ação e outras não conheciam o política de redução de danos. “Muitas pessoas pararam para me parabenizar pela preocupação, pelo trabalho, pela inciativa da prefeitura. Já outros grupos não conheciam o trabalho de redução de danos e ficaram surpresos“, afirmou Fabiana.