Viradinha da Sul agitou Capão Redondo

Mais de 1,5 mil pessoas, entre adultos e crianças, participaram das atividades realizadas no Parque Santo Dias, no Campo Limpo (zona sul)

Por Felipe Aires, Patricia Torres e William Amorim


Para celebrar o Dia Mundial da Saúde, a Coordenadoria Regional de Saúde Sul (CRS Sul) realizou, no dia 6 de abril, no Parque Santo Dias, a segunda edição da “Viradinha Regional da Saúde”.

Durante todo o dia, a programação contou com atividades para todas as idades, como palestras, dança, música, trilha educativa, provando que saúde e qualidade de vida combina com lazer e diversão.

Quem passou no parque pôde conferir ainda exposições de banners e de animais sinantrópicos e receber orientações sobre saúde bucal e sobre as Doenças Sexualmente Transmissíveis/AIDS. Houve também a distribuição de preservativos pelos profissionais do SAE Jardim Mitsutani e CTA Parque Ipê, duas exposições de artesanato – sendo uma dos usuários do CECCO Santo Dias e outra das unidades de saúde mental da região sul que integram Feira de Economia Solidária e Saúde da Redinha Sul (Ecosol). Já o pessoal da Fábrica de Cultura, do Capão Redondo, andou pelo parque distribuindo poesias aos visitantes.

‘Foi um grande sucesso’

O evento contou com a presença de várias autoridades, entre elas, o secretário municipal da Saúde Alexandre Padilha, que participou de várias atividades propostas. “Teve caminhada no parque, palestra educativa sobre o combate à dengue com a criançada, aula de Afromix, esporte, cultura e lazer, tudo isto é mais saúde na cidade. Foi um grande sucesso!”, elogiou Padilha.

Nida Regina Remencius, uma das organizadoras do evento e interlocutora de MTHPIS da CRS Sul, comemorou o resultado. “Deu tudo certo. Cumprimos nosso objetivo de promover a saúde e qualidade de vida, por meio de atividades de alimentação saudável, práticas corporais e, principalmente, conseguimos valorizar o talento da comunidade e dos nossos profissionais”, disse.

Programação diversificada

Os trabalhos da Viradinha da Sul foram abertos à 7h, com uma atividade promovida pelo educador físico Diogo Albuquerque, focando na questão do alongamento antes da prática da caminhada pelo parque.

No período da manhã houve palestras sobre “Uso de repelente”, com Andréa Picolo, esteticista/cosmetóloga, e sobre “Estresse e Relaxamento” com Sonia Regina de Araújo, psicóloga da Unidade de Avaliação e Controle (UAC), da CRS Sul.

Monica Carvalho Sanson, agente comunitária de saúde (ACS) da UBS Parque do Engenho II acompanhou as duas palestras e ficou encantada com o conhecimento que adquiriu. “Eu que sou profissional da saúde, tenho que passar o conhecimento que aprendo com outros com quem trabalho. Preciso me cuidar para cuidar melhor das pessoas”, afirmou Monica.

Após as duas palestras, o público foi convidado a participar de uma aula de yoga com a facilitadora Regina Modesto, que veio para fechar o ciclo de relaxamento. Reinaldo Cardoso Santos, frequentador do parque e professor de hip hop, decidiu participar da aula para aproveitar as dicas em suas aulas. “Deixar meus alunos mais calmos com exercícios de relaxamento, inspiração e expiração. Com essa aula, eu tenho propriedade para dar a minha aula”, contou Cardoso.

Quem tinha curiosidade sobre como jogar tênis pode aprender mais da modalidade com os instrutores do projeto “Tênis no Parque”. O projeto “Vida Corrida”, que promove inclusão social, saúde e autoestima também marcou presença na Viradinha da região Sul.

Dança e música

A parte mais agitada da programação ficou por conta das aulas de zumba, Afromix, dança do ventre e forró. Tudo feito com funcionários das UBS da região.

Houve também apresentações musicais. O grupo do CECCO Santo Dias fez uma apresentação de violão. Jairo Carlos de Oliveira, funcionário da Supervisão Técnica de Saúde do Campo Limpo, tocou MPB. O coral de idosas da ONG União Popular de Mulheres também deu espetáculo. Não faltou o batuque da banda de jovens “Tocando a Real”, da ONG Pró-Saber de Paraisópolis.

Ainda dentro das atividades do CECCO Santo Dias, houve aula de dança circular, prática corporal da Medicina Tradicional Chinesa e oficinas “Pintando Mandalas” e “Alimentação Saudável”.

Trilha no parque

As crianças da EMEF Ricardo Vitiello e frequentadoras do parque se divertiram participando da trilha monitorada preparada pelo Programa Ambientes Verdes e Saudáveis (PAVS) que possuía estações explicando sobre os elementos água, terra, fogo e ar. O PAVS ficou responsável pelo jogo de tabuleiro gigante que aborda a importância do consumo consciente da água, pelo circuito infantil com diversas brincadeiras e pela sala de pintura de desenhos com temática ambiental.

Todos contra o Aedes

Durante a trilha os pequenos também puderam aprender sobre como evitar os focos do Aedes aegypti com o teatro da dengue do grupo “Os Zoonóticos”, da Supervisão Técnica de Saúde (STS) de Campo Limpo.

Soraia do Nascimento, agente de proteção ambiental (APA) da UBS Jardim Lídia, acompanhou as crianças em todas as atividades e ficou feliz com o que viu na Viradinha. “Tudo que aprendemos hoje faz parte do dia a dia das crianças. É importante trazê-los para essa realidade ensinando-os desde pequenos a cuidar do meio ambiente”, explicou Soraia.

Para acessar as fotos do evento:

https://www.flickr.com/photos/viradadasaude/albums

Confira outros depoimentos sobre a Viradinha da região Sul:

“Gosto muito da Viradinha da Saúde e percebo que aqui é um momento de conscientização, pois saúde é muito mais do que ausência de doença. É preciso que haja promoção da saúde por meios acessíveis e divertidos para a população. Por exemplo, nós precisamos trabalhar nosso físico e intelecto. Eu, que sou terapeuta ocupacional, ministrei a oficina ‘pintando mandalas’, justamente para estimular a saúde de uma outra maneira. Temos diversas atividades hoje e fico feliz que a população possa ter contato com as mais diversas formas de promoção da saúde” - Gisela Facchi Argentin, terapeuta ocupacional do CECCO Santo Dias.

“Eu amo dançar e estou me divertindo muito. Quando eu era mais nova costumava fazer dança de salão. Por isso que danço tão bem. Estou até me sentindo tão bem hoje que parece até que voltei à minha juventude” - Maria de Fátima Correa, aposentada de 81 anos.

“Vim acompanhar minha mulher e acabei entrando na brincadeira. Sou um dançarino muito ruim, muito mesmo, mas me diverti muito e suei bastante. Recentemente descobri que sou hipertenso e preciso realizar atividades físicas. Acho até que vou aderir a zumba com a minha esposa”. - Valdir Telles da Costa, mecânico.

“Estou toda semana presente nas aulas do Henrique (professor do Afromix) e adoro. As aulas de zumba sempre estão muito cheias e temos até nosso grupinho de amigas aqui. A Viradinha promove a saúde na nossa região e hoje está sendo um dia especial, pois temos aqui pessoas que não costumam vir com frequência, mas que podem, a partir de hoje, virem mais vezes”- Helena Maria Ruffino, aposentada.

“Estou há quase dez anos realizando a zumba com o grupo Afromix aqui no CECCO Santo Dias, e gosto muito de ver a animação e evolução dos alunos. A maioria é idoso, mas isso não muda em nada o entusiasmo. Na verdade, é até mais estimulante, tanto para mim quanto para eles. Faço com o maior prazer e enxergo a Viradinha da Saúde como uma grande oportunidade de estimularmos o povo a se exercitar e levarmos à eles a consciência da importância de se manter sempre ativo e com o corpo em dia” - Henrique Alves dos Santos, educador físico e professor de zumba.