2ª Viradinha Leste reuniu cerca de 500 pessoas com muita alegria e energia

Dança, música e orientações de saúde animaram público de sete regiões da zona Leste

 

Texto e foto por Cecília Figueiredo

Cerca de 500 pessoas estiveram no Parque Linear Rio Verde (Itaquera), participando da 2ª Viradinha da Saúde Leste, na última sexta-feira (8). O evento, em celebração ao Dia Mundial da Saúde (7), teve visita do secretário municipal da Saúde Alexandre Padilha e reuniu várias atividades de promoção de saúde realizadas diariamente nos equipamentos públicos das sete regiões da zona Leste. A Viradinha Leste fez parte da agenda da 2ª edição da Virada da Saúde, encerrada no domingo (10), no Parque do Ibirapuera.

Viviane Estevão Arruda parece não ter se cansado com o treino de Zumba da professora Laura, no Parque Linear, que reuniu mais de 150 praticantes por mais de 40 minutos. A prática de exercícios físicos já se tornou rotina para Viviane, casada com o atleta paraolímpico Arlen Arruda, que está se preparando para as Olímpiadas do Rio de Janeiro. Orgulhosa, ela conta que o marido luta Judô e esta será sua segunda olimpíada. Paralelamente, Viviane também se prepara para ganhar mais saúde. Sua academia é o grupo de atividades físicas da UBS Jardim Nélia.

“Às segundas e terças-feiras, faço atividade corporal; quarta-feira, caminhada; quinta-feira é dia de alongamento pela manhã e zumba à tarde. Na sexta, zumba novamente. Adoro”, disse. A mistura de ritmos caribenhos que embala o conjunto de movimentos aeróbicos atraiu jovens e pessoas da 3ª Idade. Lá mesmo, durante a Viradinha da Leste, as praticantes do Tai Chi Pai Lin não resistiram e se somaram ao grupo de Zumba, do Itaim Paulista e Ermelino Matarazzo.

Coral

Outra atração foi o Coral e a roda de Capoeira dos adolescentes da Obra Social Som Bosco, em Itaquera, que reuniu mais de 400 pessoas. Em seguida, mulheres com mais de 60 anos mostraram que saúde é para todas as idades e dançar não tem limite. Com a coreografia de “Triller”, hit dos anos 1980 de Michael Jackson, as frequentadoras do Grupo de orientação da 3ª Idade na AMA/UBS Sítio da Casa Pintada, em São Miguel, deram um show de alegria e disposição e trouxeram todo mundo pra dança.

Para não perder o compasso, o CAPS Itaim Paulista trouxe o grupo terapêutico BatuCaps. Trata-se de um coletivo formado por usuários do serviço que, ano a ano, cresce e mostra os avanços do tratamento. Aliás, para valorizar o atendimento ambulatorial, o pessoal do Caps III São Miguel apresentou rap e poesia para a Viradinha Leste. O sarau atraiu crianças e adolescentes skatistas que acompanharam os músicos e as rimas com atenção.

Orientações de saúde

Durante a 2ª Viradinha da Leste não faltou orientação. A estação Alimentação Saudável e Meio Ambiente recebeu 384 pessoas. Elas foram orientadas sobre o reaproveitamento de alimentos, receberam receitas de doces, comidas e bebidas como as águas aromatizadas. Cerca de 50 pessoas aprenderam a fazer o correto armazenamento da água, nas estações Água, Aedes e outros bichos. Já as crianças repetiram várias vezes a Trilha da Água, um tabuleiro gigante de quatro metros, com perguntas e respostas, sobre os cuidados com a água.

Na Unidade Móvel de Atendimento às Mulheres (Ônibus Lilás), do Programa Mulher Viver sem Violência, poucas mulheres ingressaram no ônibus, mas muitas pararam para tirar dúvidas com a equipe multidisciplinar sobre o que é violência contra a mulher.

A estação do grupo de Nutrição São Mateus recebeu cerca de 200 pessoas. Aprenderam a combinar alimentos para proteger a saúde e, alguns, aproveitaram para passar pela avaliação do Índice de Massa Corpórea (IMC). “Dos 22 avaliados, 10 estão obesos, cinco com sobrepeso e sete estão normais”, informou a farmacêutica Nilce Rodrigues Magalhães, da Supervisão Técnica de São Mateus.

Saúde bucal

Na estação de Saúde Bucal, pelo menos 230 pessoas receberam orientações das equipes das UBSs Carlos Gentile (Cidade Tiradentes), Jardim São Pedro e Vila Regina (Itaquera). Também levaram para casa um kit com fio, escova e creme dental.

No Trailler de DST/Aids, dos 70 testes rápidos realizados, um resultado positivo para HIV. Na programação houve também o SelfieSUS. Quem foi buscar esclarecimento sobre as doenças sexualmente transmissíveis ganhou preservativo e uma foto com a equipe de atendimento.

Apesar da queda do número de casos, ninguém quer descuidar do monitoramento ao Aedes aegypti, transmissor da dengue, Zika vírus e Chikungunya. Este foi o foco da peça de teatro Casa Bagunçada, apresentada pela equipe PAVS da UBS Cidade Nova, das telas de um agente de SUVIS de São Miguel, que pinta o ciclo evolutivo do mosquito, e também da coreografia caribenha da professora Lúcia, de Ermelino Matarazzo.

Claudia Afonso Castro, coordenadora Regional de Saúde Leste, comemorou o resultado da participação e o local do evento. “Hoje aconteceu aqui um pouco do que acontece diariamente nas nossas unidades de saúde das sete regiões da Leste. É muito bom ver as pessoas envolvidas na promoção de saúde. Essa programação é um esforço em equipe, de cada supervisão de saúde”, parabenizou.

Paralelamente à Viradinha da Leste, mais de 200 atividades foram realizadas nas unidades de saúde, entre os dias 4 e 8 de abril, para animar a população a se cuidar e incentivar a adoção de hábitos saudáveis. A integração entre os povos foi outro mote dessa edição da Virada. Em Ermelino Matarazzo e São Mateus, dezenas de bolivianos e haitianos participaram de rodas de conversa nas unidades de saúde.