Viradinha promove saúde e lazer na zona Norte

Cerca de 350 pessoas participaram das ações

 

Por Danielle Lobato, Raíssa Martins e Talita Coutinho


Na última quarta-feira (6), a Coordenadoria Regional de Saúde Norte (CRS Norte) promoveu a “Viradinha da Saúde” - para celebrar o Dia Mundial da Saúde - no Centro Esportivo Clube Escola (Av. Agenor Couto de Magalhães, 32, Pirituba).

As atividades começaram às 9h, com o teatro “De frente com Gabi”, uma entrevista de "Marília Gabriela" com a "mosquita" Aedes aegypti. Durante a apresentação foram transmitidas informações sobre dengue, Zika vírus e chikungunyua. A peça foi desenvolvida pela Unidade Básica de Saúde (UBS) Vila Pirituba e Santo Elias. “É uma forma divertida de ensinar. A população tem aceitado muito bem, pois unimos o útil ao agradável”, afirmou a agente de promoção ambiental Joyce Barreto.

Dando continuidade ao trabalho sobre o Aedes, a UBS Vila Caiuba apresentou o “Carnaval da dengue”, com marchinhas e desfiles com funcionários fantasiados. A UBS também apresentou o grupo de “capoterapia”, uma adaptação da capoeira tradicional, onde idosos podem utilizar alguns movimentos em benefício da saúde.

CAPS

O Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) adulto de Pirituba apresentou a roda de tambor, com instrumentos de percussão feitos de materiais reciclados. O público se envolveu e cantou diversas músicas antigas com a banda. Houve também uma apresentação do teatro A Hora do Conto, atividade que os profissionais do CAPS infantil elaboram com as crianças autistas. Nele, contam histórias de improviso enquanto participantes atuam.

As atividades físicas motivaram bastante os participantes, que não desanimaram apesar do forte calor. O Centro de Convivência e Cooperativa (CECCO) do Jaraguá organizou uma dança circular com cerca de 80 pessoas, entre funcionários e usuários. A zumba - mistura de samba, salsa, merengue e mambo que atinge todas as idades -, também animou o público.

Mini cisterna

O Programa Ambientes Verdes e Saudáveis (PAVS) expôs uma mini cisterna, como forma de reforçar a preocupação com a preservação dos recursos naturais. A água da cisterna é uma boa opção para lavar quintais, regar jardins, lavar carros e calçadas e jogar no vaso sanitário. O líquido não deve ser usado para banho, preparo de alimentos ou limpeza de roupas. Sendo montada conforme as instruções, a cisterna não oferece riscos de proliferação do mosquito Aedes aegypti. Houve distribuição das cartilhas que ensinam como montá-la.

Para encerrar as ações do dia, a Agente de Promoção de Saúde (APA) apresentou o coral das agentes, que interpretou a música “Não quero dinheiro, só quero amar”, de Tim Maia. Cerca de 300 pessoas participaram do evento.

O Supervisor Técnico de Saúde de Pirituba/Perus João Marcondes da Silva Filho falou sobre a “Viradinha da Norte”. “O foco deste evento era divulgar a Virada da Saúde, que se encerrará domingo (10), no Parque do Ibirapuera. Tivemos a participação de todas as unidades da região de Pirituba/ Perus e foi bem bonito, um evento com bastante variedade e focando no principal, que é a promoção da saúde”, disse.

O que é a virada da saúde?

“A virada da saúde é um momento privilegiado, onde nós temos para poder mostrar para a população uma série de trabalhos que nós desenvolvemos no nosso território. Também é um momento para que nós possamos levar a nossa mensagem de promoção de saúde, mostrar que a saúde não é só simplesmente tomar remédio, mas também lazer esporte, cultura e uma série de coisas que também fazem parte de ser saudável. Um ser sadio não é um só um ser que procura um médico, mas que também está relacionado no seu dia a dia, no seu cotidiano”, disse o coordenador regional de saúde norte Alberto Alves Oliveira.