Regiões Centro, Norte e Sul iniciam ‘Viradinhas da Saúde’

Dança, forró e muita informação embalam atividades de promoção à saúde

 

Por Beatriz Prado
Fotos: Edson Hatakeyama

“Ela só quer, só pensa em namorar...” A segunda edição da “Viradinha da Saúde” teve início, nesta quarta-feira (6), ao som do forró do músico Jairo Carlos de Oliveira, no Parque Santo Dias, em Capão Redondo. De 3 a 10 de abril, a Secretaria Municipal da Saúde realizará a segunda “Virada da Saúde”, como incentivo à saúde por meio da prática de atividade física, medicina tradicional chinesa, informação sobre alimentação saudável, prevenção à gripe e combate à dengue, apresentações de dança, teatro e música. Todas as Coordenadorias Regionais de Saúde terão programação específica até sexta-feira (8).

As regiões Centro, Norte e Sul deram o pontapé inicial aos eventos regionais. Houve ações na Praça do Patriarca (Centro), no Centro Esportivo Clube Escola (Pirituba) e no Parque Santo Dias (Capão Redondo). “Os profissionais da saúde estão nas ruas, parques e praças orientando a população sobre a importância da atividade física, sustentabilidade e alimentação adequada, pois é no dia a dia que a gente vai garantir uma saúde melhor, e é através da prevenção”, afirmou o secretário municipal da Saúde Alexandre Padilha.

Na região Norte, a “Viradinha” teve zumba, adaptação de capoeira para idosos, pintura facial e apresentação do coral dos Agentes de Promoção Ambiental. A Coordenadoria Regional de Saúde Sul levou ao Parque Santo Dias atividades dispersas pela trilha de caminhada. Foram realizadas atividades como orientação para a preparação de adubo orgânico, repelentes naturais, cultivo de temperos e ervas em casa, exposição de artesanato produzido por grupos da terceira idade, dança e muita música. Na Praça do Patriarca (Centro) a alegria ficou por conta dos palhaços Tatati e Tatatá, que conversaram com transeuntes e deram dicas de combate à dengue e prevenção contra a gripe.

‘Vim para a aula de Tai Chi Chuan’

A recifense Antônia Lopes da Silva, de 77 anos, frequenta grupos de Tai Chi Chuan nas UBS da região Sul e se animou ao som do forró no Parque Santo Dias. “É muito gostoso e bom para o divertimento. Dancei muito na minha terra, mas hoje prefiro assistir o povo dançar. Tenho osteoporose e vim para a aula de Tai Chi Chuan, que alivia as dores nos ossos. E vir ao parque é sempre mais divertido”, disse Antônia.

Carla Victor, de 55 anos, passeava pelo Centro da cidade e decidiu participar do grupo que iniciava a atividade de Lian Gong. “Pratico Lian Gong desde os anos 90. É um exercício que trabalha a respiração, alongamento, flexibilidade e domínio do corpo. Sair de casa e ver um grupo praticando técnica de medicina chinesa é muito melhor do que ficar em casa deitada ou assistindo televisão no sofá. A partir do momento que a gente faz a prevenção, não vamos dar espaço para o aparecimento de doenças”, afirmou Carla.

Acompanhe a programação das “Viradinhas da Saúde” Sudeste, Oeste e Leste na página do evento no Facebook  e não perca o encerramento da segunda edição da “Virada da Saúde de São Paulo”, no Próximo domingo (10), no Parque do Ibirapuera.