‘Mosquitão Aedes’ agita Terminal Itaquera

Réplica gigante do mosquito Aedes aegypti chama atenção de usuários às vésperas da Viradinha da Saúde da zona Leste

Apesar da correria, para chegar à entrevista de trabalho Silvana Novaes de Miranda não resistiu à novidade

 

Texto e foto: Cecília Figueiredo

 

Na contagem regressiva para o início da Viradinha da Saúde na zona Leste, nesta sexta-feira (8), uma réplica gigante do mosquito Aedes aegypti foi instalada, nesta quarta-feira (6), no Terminal de transferência Rodoviária de Itaquera, na Avenida David Domingues Ferreira.

A escultura gigante do mosquito – um dos quatro que estão instalados pela cidade – chamou a atenção de muitos usuários do transporte público, que passaram pelo terminal onde circulam 8 mil pessoas no período da manhã.

Apesar da correria, para chegar à entrevista de trabalho Silvana Novaes de Miranda não resistiu à novidade. Parou para fazer uma selfie ao lado da escultura, assinada pela artista Simone Sapienza Siss. “A ideia foi muito boa, porque incentiva as pessoas a se prevenirem, se cuidar e não ficar doente”, afirmou a munícipe. As outras três esculturas gigantes podem ser vistas no Parque Santo Dias (Capão Redondo), Parque Ibirapuera e Avenida Paulista (em frente ao MASP).

Programação variada

A programação da Viradinha da Saúde Leste será variada. A população terá acesso a oficinas de saúde da mulher, da criança, orientações para melhorar a saúde bucal, alimentação saudável, controle de doenças decorrentes do Aedes aegypti e outros vetores, além de prevenção ao H1N1. Os munícipes também aprenderão a confeccionar um reservatório para captação segura de água de chuva, a dançar ritmos latinos como a Zumba ou incorporar uma prática integrativa para melhorar a condição de saúde.

A Segunda Virada da Saúde de São Paulo começou no domingo (3) e terminará no próximo domingo (10). O evento é uma parceria da Secretaria Municipal da Saúde com o Instituto Saúde e Sustentabilidade. Ocorrerá em todas as regiões da cidade e tem por finalidade aproximar os cidadãos do tema “saúde” de forma diferenciada, inovadora e lúdica.