Viradinha tem oficina de plantio de ervas medicinais na Escola Municipal de Saúde

Sandra Santos, pedagoga e especialista em Educação Ambiental, ensinou como plantar, regar e cultivar plantas

Por Piero Caíque Souza
Fotos: Anderson Peixoto

A Escola Municipal de Saúde (EMS) realizou na manhã desta terça-feira (5), sua Viradinha da Saúde com uma oficina de plantio. A atividade também integra a programação da 2ª Virada da Saúde, que acontece de 3 a 10 de abril, em vários pontos da cidade. Realizada pela Secretaria Municipal da Saúde, em parceria com o Instituo Saúde e Sustentabilidade, o evento estimula atividades de promoção à saúde nos serviços municipais, privados e ONGs.

A oficina foi ministrada pela pedagoga e especialista em Educação Ambiental, Sandra Santos, que também é servidora municipal há 35 anos. O evento foi iniciado com uma palestra sobre como surgiu a proposta da oficina como programação da viradinha da saúde. A pedagoga explicou que o cultivo de plantas é uma atividade prazerosa e que pode transformar qualquer lugar em um ambiente saudável e mais bonito. “A atividade da jardinagem é prazerosa e proporciona melhoria na qualidade de vida, trazendo prazer e fazendo a manutenção da saúde mental das pessoas”, ressaltou Sandra.

 

Passo a passo

Sandra explicou o processo desde a compra de vasos adequados até a escolha da terra. O processo foi iniciado verificando se o vaso ou recipiente possui furos no fundo, necessários para escorrer o excesso de água. Depois disso, a especialista acrescentou argila expandida para evitar que a terra do vaso saia pelos furos.

O próximo passo foi colocar um pedaço de manta de bidim, que serve para evitar que a terra de um vaso ou canteiro se disperse e também ajuda a manter os nutrientes que a planta necessita para crescer saudável. O último passo foi colocar a terra e plantar a muda ou semente escolhida.Durante a oficina a facilitadora usou mudas de plantas como a Cebolinha, Melissa, Hortelã, Balsamo, Capuchinha, Mil-folhas e Novalgina. Ela explicou também as formas mais comuns de multiplicação das plantas.

A primeira é a reprodução por estaquia, que é a reprodução da planta a partir de galhos ou de folhas, que garante a obtenção de um exemplar igual ao original. A multiplicação por estaquia é feita por meio do plantio de um pedaço de galho da planta. A segunda é a divisão de touceiras, basta tirar a planta do vaso e separar as novas mudas. O replantio deve ser imediato para evitar que as raízes sequem. O último método feito na atividade foi a Sementeira, que inclui cuidados como a preparação adequada da terra, regas, proteção dos ventos e intempéries.

A participação dos colaboradores foi o ponto alto da oficina, todos colocaram a mão na massa e aprenderam na prática como plantar, regar, separar mudas e cultivar sementeiras.