Viradinha do HSPM integra saúde e arte

Hospital oferecerá aplicação de Johei, oficinas de artesanato, dança, música e palestras

Por Simone Alves Cordeiro


A Viradinha da Saúde do Hospital do Servidor Público Municipal (HSPM) começa nesta quarta-feira (6), das 9h às 12h, no saguão principal (térreo) do hospital. Entre as atrações haverá exposições, oficinas de artesanato, palestras e dança, entre outras.

A primeira atividade será uma exposição de banners educativos sobre temas variados ligados à saúde. Haverá também aplicação de Johrei, uma espécie canalização de energia vital que ajuda a eliminar impurezas do corpo. Uma oficina de artesanato estará aberta ao público para a realização de trabalhos artísticos. Nela, o público poderá aprender a confeccionar origamis e dobraduras. Um nutricionista do hospital apresentará palestra com o tema “Alimentação Saudável na Prevenção de Doenças e Melhora da Qualidade de Vida”.

O Espaço da Fonoaudiologia também contribuirá para a saúde dos participantes com alertas e prevenções. Às 10h haverá aula aberta de dança circular, com duração de uma hora. Ds 11h às 12h será realizada uma aula de Tai Chi Chuan.

Segunda Virada da Saúde

A Segunda Virada da Saúde de São Paulo começou no domingo (3) e terminará no próximo domingo (10). O evento é uma parceria da Secretaria Municipal da Saúde com o Instituto Saúde e Sustentabilidade. Ocorrerá em todas as regiões da cidade e tem por finalidade aproximar os cidadãos do tema “saúde” de forma diferenciada, inovadora e lúdica.

Além de atividades físicas e práticas corporais, ao longo da semana a Segunda Virada da Saúde vai oferecer palestras sobre diversos temas, aulas de dança, capoeira, apresentação de coral, música, rodas de conversa, rodas de tambor, espetáculos teatrais, oficinas de pintura, capoterapia (adaptação da capoeira tradicional em que idosos podem utilizar, em benefício da saúde, alguns dos movimentos). Também haverá orientações para melhorar a saúde bucal, alimentação saudável, controle de doenças decorrentes do Aedes aegypti e outros vetores, prevenção ao H1N1 e teste rápido de HIV.

 


Serviço:
Local: Hospital do Servidor Público Municipal.
Data: 6 de abril, quarta-feira.
Horário: 9h às 12h.
Local: saguão principal (térreo).