Viradinha nos hospitais terá programação para todas as idades

Programação inclui palestras, oficinas, ginástica laboral, feira da saúde e coral, entre outras atividades

Por Luciano Cavenagui

Hospitais municipais e unidades de pronto atendimento (UPA) prepararam, a partir da próxima segunda-feira (4), sua Viradinha da Saúde na semana comemorativa da Segunda Virada da Saúde, celebrada entre os dias 3 e 10 de abril. Na programação estão incluídas dicas de alimentação para crianças, oficinas de artesanato, ginástica laboral e palestras sobre temas voltados à saúde, entre outras atividades.

Na próxima segunda-feira (4), entre 14h e 16h, o Hospital Professor Waldomiro de Paula (Planalto) preparou uma orientação especial envolvendo nutrição para crianças, com participação das nutricionistas Flávia Giordano e Priscila Laurentino. Haverá dinâmica com crianças, mães e acompanhantes, tanto na Pediatria como no Pronto-Socorro Infantil.

Na terça-feira (5), às 9h, o Hospital Dr. Arthur Ribeiro de Saboya (Jabaquara) montará uma oficina de artesanato na enfermaria da Pediatria, dando ênfase à confecção de chaveiros de tulipas. Dois dias depois, na quinta-feira (7), no mesmo horário, o artesanato será voltado ao desenvolvimento de materiais utilizando PVC.

Ginástica laboral

A UPA (Unidade de Pronto Atendimento) Vila Santa Catarina, na quinta-feira (7), às 10h, vai elaborar atividades de ginástica laboral, aferição da pressão arterial e testes de diabetes. No mesmo dia, às 14h, o Hospital Dr. José Soares Hungria (Pirituba) promoverá a apresentação de seu coral, o Vozes do Hungria, composto por funcionários.

No Hospital Dr. Alípio Correa Netto (Ermelino Matarazzo), no dia 7, das 10h às 15h, haverá uma feira da saúde voltada aos funcionários. Participarão os setores de Fisioterapia, Nutrição, Medicina Ocupacional e Segurança do Trabalho, que ficarão dispostos em mesas com cores específicas. A mesa da Fisioterapia (azul) irá abordar o tema ergonomia no trabalho, demonstrando posturas corretas para a realização das atividades na rotina diária e também exercícios de ergonomia. A mesa de Nutrição (verde) irá expor a quantidade de açúcares e gorduras presentes nos alimentos, dando exemplos de como afetam o organismo. A mesa da Medicina Ocupacional (vermelha) irá fazer um acompanhamento da pressão arterial (aferição) e diabetes com o intuito de identificar pacientes com alterações. A mesa de Segurança do Trabalho (amarelo) irá expor os equipamentos necessários para o trabalho com segurança.

O Hospital Dr. Cármino Caricchio (Tatuapé), na quinta-feira (7), às 11h, preparou uma palestra sobre Saúde Bucal na Pediatria, tendo participação de crianças internadas e acompanhantes, com distribuição de kits com creme dental e escova de dentes. No mesmo dia, entre 8h e 20h, haverá a distribuição de panfletos contendo orientações sobre lavar as mãos antes de visitar os pacientes internados. A mesma ação se repetirá na sexta-feira (8).

SERVIÇO

Viradinha dos hospitais

Data: de segunda (4) a sexta-feira (8)
Locais:
Hospital Professor Waldomiro de Paula (Planalto)
Hospital Dr. Arthur Ribeiro de Saboya (Jabaquara)
Hospital Dr. José Soares Hungria (Pirituba)
Hospital Dr. Alípio Correa Netto (Ermelino Matarazzo)
Hospital Dr. Cármino Caricchio (Tatuapé)
UPA (Unidade de Pronto Atendimento) Vila Santa Catarina

Confira as matérias relacionadas às Viradinhas nos Hospitais

Viradinha do HSPM integra saúde e arte

Viradinha da Saúde discute nutrição infantil no Hospital Waldomiro de Paula