Segunda Virada da Saúde começa no domingo com caminhada na Paulista

Evento leva atividades gratuitas para toda a cidade e pretende aproximar as pessoas do conceito de vida saudável; encerramento terá show com Chico César

 

Uma caminhada pela Avenida Paulista na manhã deste domingo, 03, dará início a 2ª Virada da Saúde, que acontecerá entre os dias 3 e 10 de abril, em vários pontos da cidade. Realizada pela Secretaria Municipal da Saúde com a correalização do Instituo Saúde e Sustentabilidade, o evento estimula atividades de promoção à saúde nos serviços municipais, privados e ONGs. A caminhada no domingo é uma parceria com o projeto Agita São Paulo.

“É nossa missão aproximar a sociedade do tema saúde e da importância de viver em um ambiente saudável e sustentável nos grandes centros urbanos. É fundamental que as pessoas possam interagir com os espaços da cidade na construção de ações voltadas à qualidade de vida”, afirma o secretário municipal da Saúde, Alexandre Padilha.

No dia 3, a concentração para a caminhada será às 10h da manhã, em frente ao Parque Trianon. Depois, haverá aulas de Lian Gong, Tai Chi Pai Lin e Dança Circular. As práticas corporais são consideradas instrumentos poderosos para a promoção da saúde e podem ser usadas como coadjuvantes no tratamento de várias doenças.

Além das atividades físicas e práticas corporais, ao longo da semana, a Virada da Saúde vai oferecer palestras sobre diversos temas, aulas de dança, capoeira, apresentação de coral, rodas de conversa, rodas de tambor, espetáculos teatrais, oficinas de pintura, capoterapia (adaptação da capoeira tradicional em que idosos podem utilizar, em benefício da saúde, alguns dos movimentos), orientações para melhorar a saúde bucal, alimentação saudável, controle de doenças decorrentes do Aedes aegypti e outros vetores, prevenção ao H1N1 e teste rápido de HIV.
Nos dias 6, 7 e 8 as Coordenadorias Regionais de Saúde realizarão "Viradinhas da Saúde", que ocuparão espaços públicos com diversas atividades culturais, educativas e de saúde.

Para o domingo (10), o Parque do Ibirapuera será palco de diversas ações, tais como como aulas de dança, apresentações de teatro e coral, espaço Kids, espaço PET e as práticas integrativas em saúde (Lian Gong, Tai Chi Pai Lin e Dança Circular, Xiang Gong e Yoga). No palco da Virada o cantor Chico César fará a festa, às 11h30.

A equipe do Núcleo de Educação em Urgência do SAMU-SP ministrará ao longo do dia treinamentos de primeiros socorros abertos à população em geral. Serão abordadas diversas situações como parada cardíaca, engasgo, convulsão e desmaio, contenção de hemorragia e como fazer curativos.

Técnicos da Coordenação de Vigilância em Saúde (COVISA) darão orientação sobre controle do mosquito Aedes aegypti, transmissor da Dengue, do Chikungunya e Zika vírus, e prevenção ao H1N1.

Donos de cães e gatos poderão vaciná-los contra a Raiva e providenciar o Registro Geral do Animal (RGA) com a equipe do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ-SP). Haverá exposição de cães que estão disponíveis para adoção e animais sinantrópicos.


Mais informações sobre a 2ª Virada da Saúde
http://viradadasaude.org.br/saopaulo/

 

Viradinhas


6/4
Sul
7h às 16h
Parque Santo Dias
Portão I - Rua Arroio das Caneleiras, s/n


6/4
Centro
9h às 16h
Praça da Sé

6/4
Norte
9h às 16h
Clube Escola Pirituba
Av. Agenor Couto de Magalhães, 32, Pirituba


7/4
Oeste
13h às 16h
Largo da Batata

8/4
Leste
8h30 às 15h
Parque Linear Rio Verde (Itaquera)
Rua Tomazzo Ferrara, s/n


8/4
Sudeste
9h às 15h
Ao lado da UBS Iguaçu
Av. do Oratório, 6557 - V. Industrial


10/4
Ibirapuera
9h às 17h
Parque Ibirapuera
Portão 10