PREFEITURA DE SÃO PAULO

Campo Limpo recebe Viradinha da Saúde da região Sul

Evento acontece na próxima quarta (6), com atrações gratuitas que mesclam informação sobre saúde com entretenimento

01/04/2016 14h01

Viradinha da Saúde da região Sul em 2015 foi um sucesso; esse ano evento será maior

 

Por Tatiana Ferreira


Na próxima quarta–feira (6) - Dia Mundial da Atividade Física -, a Coordenadoria Regional de Saúde Sul (crs Sul) realizará a segunda edição da Viradinha da Saúde. O evento acontecerá das 7h às 16h, nas instalações do Parque Santo Dias, em Campo Limpo, zona Sul. O objetivo é promover qualidade de vida e bem-estar à população, incentivando à prática de atividades físicas e a mudança de comportamento com a adoção de hábitos mais saudáveis.

“Em 2015, a primeira edição da Viradinha da Saúde da região Sul aconteceu em Santo Amaro. Foi um sucesso. Neste ano trouxemos o evento para o Campo Limpo, e ampliamos as ações oferecidas. A população pode esperar ações com enfoque na promoção da saúde e da qualidade de vida, dando visibilidade a tudo aquilo que a gente já faz no dia-a-dia das nossas unidades de saúde. Abordaremos o cuidado com a saúde de um jeito diferente e lúdico, ou mesmo por meio de palestras, rodas de conversa e espetáculos de teatro, música e de dança”, afirmou Tania Zogbi Sahyoun, coordenadora de saúde da região Sul.

Atrações da Viradinha

Entre as atrações programadas para a Viradinha estão atividades educativas, socioambientais e culturais, caminhada, práticas corporais realizadas pelo CECCO Santo Dias (equipamento de saúde localizado dentro do parque). Haverá ainda ginástica, danças, oficinas, palestras, trilha monitorada com o olhar ambiental e a influência na saúde e práticas esportivas e de lazer, garantindo saúde e diversão para toda a família.

A Viradinha conta ainda com muitas outras atrações, como abordagem corpo a corpo sobre as Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST) e distribuição de folders e preservativos aos frequentadores do parque.

Por meio de parceiros, também será possível oferecer aula experimental de tênis (Projeto “Tênis no Parque), de atletismo (Projeto Vida Corrida) e inscrições para os cursos gratuitos oferecidos pela Fábrica de Cultura do Capão Redondo.

Outro ponto importante abordado no evento é a prevenção da dengue. As equipes irão orientar a população sobre a melhor maneira de combater o mosquito transmissor da dengue, Zika vírus e chikungunya.

As atividades acontecerão, simultaneamente, em três espaços organizados dentro do parque. A programação é totalmente gratuita.

Sobre a Virada da Saúde

A Viradinha da Saúde é uma atividade dentro da programação da Virada da Saúde, que é realizada desde o ano passado na cidade de São Paulo em comemoração ao Dia Mundial da Saúde (7) e atende a lei nº 16.085, promulgada em 3 de outubro de 2014, que estabelece a realização anual da Virada.

O evento acontecerá do dia 3 ao dia 10 de abril simultaneamente nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) e em espaços públicos e privados na cidade, como parques, hospitais e instituições parceiras.

A abertura da programação acontecerá neste domingo (3), na Avenida Paulista. O encerramento será realizado no dia 10 de abril, no Parque do Ibirapuera, com atrações vindas de todas as regiões da cidade.

A ação é uma realização da Secretaria Municipal da Saúde, em parceria com o Instituto Saúde e Sustentabilidade. Entre seus objetivos estão incentivar a aproximação da sociedade ao tema da saúde, a promoção de saúde em espaços da cidade e a construção de um ambiente saudável e sustentável nos grandes centros urbanos.

Participe da nossa cobertura colaborativa. Compartilhe seu conteúdo com as hashtags #ViradadaSaude #ViradinhadaSul #‎ViradinhanoParqueSantoDias‬ para compartilhar o conteúdo nas redes sociais. Mais informações em: http://viradadasaude.org.br/.


 

Atrações:
Caminhadas
Oficinas
Prática corporal chinesa
Dança circular
Afromix
Apresentação musical
Pintura de mandalas
Bazar
Rodas de conversa
Palestras sobre relaxamento e sobre uso de repelente
Aulas de tênis
Playground
E muito mais