Campo Limpo recebe Viradinha da Saúde da região Sul

Evento acontece na próxima quarta (6), com atrações gratuitas que mesclam informação sobre saúde com entretenimento

Viradinha da Saúde da região Sul em 2015 foi um sucesso; esse ano evento será maior

 

Por Tatiana Ferreira


Na próxima quarta–feira (6) - Dia Mundial da Atividade Física -, a Coordenadoria Regional de Saúde Sul (crs Sul) realizará a segunda edição da Viradinha da Saúde. O evento acontecerá das 7h às 16h, nas instalações do Parque Santo Dias, em Campo Limpo, zona Sul. O objetivo é promover qualidade de vida e bem-estar à população, incentivando à prática de atividades físicas e a mudança de comportamento com a adoção de hábitos mais saudáveis.

“Em 2015, a primeira edição da Viradinha da Saúde da região Sul aconteceu em Santo Amaro. Foi um sucesso. Neste ano trouxemos o evento para o Campo Limpo, e ampliamos as ações oferecidas. A população pode esperar ações com enfoque na promoção da saúde e da qualidade de vida, dando visibilidade a tudo aquilo que a gente já faz no dia-a-dia das nossas unidades de saúde. Abordaremos o cuidado com a saúde de um jeito diferente e lúdico, ou mesmo por meio de palestras, rodas de conversa e espetáculos de teatro, música e de dança”, afirmou Tania Zogbi Sahyoun, coordenadora de saúde da região Sul.

Atrações da Viradinha

Entre as atrações programadas para a Viradinha estão atividades educativas, socioambientais e culturais, caminhada, práticas corporais realizadas pelo CECCO Santo Dias (equipamento de saúde localizado dentro do parque). Haverá ainda ginástica, danças, oficinas, palestras, trilha monitorada com o olhar ambiental e a influência na saúde e práticas esportivas e de lazer, garantindo saúde e diversão para toda a família.

A Viradinha conta ainda com muitas outras atrações, como abordagem corpo a corpo sobre as Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST) e distribuição de folders e preservativos aos frequentadores do parque.

Por meio de parceiros, também será possível oferecer aula experimental de tênis (Projeto “Tênis no Parque), de atletismo (Projeto Vida Corrida) e inscrições para os cursos gratuitos oferecidos pela Fábrica de Cultura do Capão Redondo.

Outro ponto importante abordado no evento é a prevenção da dengue. As equipes irão orientar a população sobre a melhor maneira de combater o mosquito transmissor da dengue, Zika vírus e chikungunya.

As atividades acontecerão, simultaneamente, em três espaços organizados dentro do parque. A programação é totalmente gratuita.

Sobre a Virada da Saúde

A Viradinha da Saúde é uma atividade dentro da programação da Virada da Saúde, que é realizada desde o ano passado na cidade de São Paulo em comemoração ao Dia Mundial da Saúde (7) e atende a lei nº 16.085, promulgada em 3 de outubro de 2014, que estabelece a realização anual da Virada.

O evento acontecerá do dia 3 ao dia 10 de abril simultaneamente nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) e em espaços públicos e privados na cidade, como parques, hospitais e instituições parceiras.

A abertura da programação acontecerá neste domingo (3), na Avenida Paulista. O encerramento será realizado no dia 10 de abril, no Parque do Ibirapuera, com atrações vindas de todas as regiões da cidade.

A ação é uma realização da Secretaria Municipal da Saúde, em parceria com o Instituto Saúde e Sustentabilidade. Entre seus objetivos estão incentivar a aproximação da sociedade ao tema da saúde, a promoção de saúde em espaços da cidade e a construção de um ambiente saudável e sustentável nos grandes centros urbanos.

Participe da nossa cobertura colaborativa. Compartilhe seu conteúdo com as hashtags #ViradadaSaude #ViradinhadaSul #‎ViradinhanoParqueSantoDias‬ para compartilhar o conteúdo nas redes sociais. Mais informações em: http://viradadasaude.org.br/.


 

Atrações:
Caminhadas
Oficinas
Prática corporal chinesa
Dança circular
Afromix
Apresentação musical
Pintura de mandalas
Bazar
Rodas de conversa
Palestras sobre relaxamento e sobre uso de repelente
Aulas de tênis
Playground
E muito mais