PREFEITURA DE SÃO PAULO

Obras do Hospital de Parelheiros completam um ano em ritmo acelerado

Estrutura dos seis blocos já foi quase toda erguida. Unidade beneficiará 200 mil pessoas

25/02/2016 16h19

Obras do hospital de Parelheiros estão avançadas

 

Texto e foto por William Amorim

Foram 20 anos de luta e espera da população. Agora, o que parecia sonho está virando realidade. Um ano após o início oficial dos trabalhos, em 28 de fevereiro de 2015, o Hospital Municipal de Parelheiros “Josanias Castanha Braga” está com mais de 40% das obras concluídas. A unidade beneficiará 200 mil pessoas e será inaugurada até o final do ano, ao custo de R$ 148,3 milhões.

Serão beneficiados principalmente os moradores dos distritos de Parelheiros e Marsilac, que compõem a Subprefeitura de Parelheiros. O prédio ocupará terreno de 120 mil m², entre as ruas Euzébio Goghi e Cacual, no extremo Sul da cidade.

A todo vapor

Uma visita ao local revela que o ritmo da obra está acelerado. Cerca de 600 funcionários trabalham durante toda a semana, em turnos das sete da manhã às sete da noite. O Hospital de Parelheiros ocupará 34,8 mil metros² de área construída e terá estacionamento. Será formado por seis blocos que se interligarão por amplas passarelas cobertas e formarão os corredores de interligação.

Os Blocos 1 e 2 abrigarão o setor de internação. Sua estrutura já está erguida, em fase de alvenaria. A mesma situação pode ser verificada no Bloco 3, onde funcionará a parte administrativa. Na última visita do prefeito Fernando Haddad, em 12 de janeiro passado, os Blocos 4 e 5 tinham 50% já estrutura erguida. Agora, pouco mais de um mês depois, a estrutura está totalmente erguida e em fase de alvenaria. Já o Bloco 6 contava com 30% da estrutura erguida. Agora está com 75% e a caixa d’água já está concluída.

O Bloco 4 contará com lobby, Unidades de Terapia Intensiva (UTI), casa de máquinas e área de serviços. O Bloco 5 contemplará o centro de estudos, o auditório, a emergência, o setor de diagnóstico e imagem, a casa de máquinas, o centro cirúrgico e obstétrico. O Bloco 6 acomodará as áreas de serviços, técnicas e a brinquedoteca.

Mais leitos, cirurgias, exames

O hospital vai compor a rede municipal de saúde do município. Oferecerá 250 leitos de internação, 20 salas de UTI, Centro Cirúrgico, Centro Obstétrico, Centro de Imagem e Diagnóstico, Pronto Socorro Adulto e Pediátrico. Nele também serão realizados exames de mamografia, endoscopia, raio-x, tomográfica, ultrassom e ressonância.

Mesmo antes de ficar pronto, o Hospital de Parelheiros já trouxe benefícios à população. Um exemplo é a geração de empregos, já que cerca de 50% dos funcionários vivem no bairro.

A doméstica Angélica Mendes Pereira, que mora em frente ao local das obras, é uma delas e até já fez planos. “Estávamos precisando de um hospital completo desse jeito. Eu já estou até pensando em fazer enfermagem para tentar trabalhar aí [no hospital]”, disse Angélica.

Premiado

O Hospital de Parelheiros ganhou, em 21 de agosto de 2015, o prêmio de melhor Projeto na categoria Saúde. O escritório RAF Arquitetura e Planejamento Ltda, que desenvolveu o projeto do novo Hospital em conjunto com a Secretaria Municipal da Saúde e a Secretaria de Infraestrutura Urbana e Obras, conquistou o reconhecimento no 12º Grande Prêmio de Arquitetura Corporativa.

A premiação é a maior da América Latina. Trata-se ainda da única a contemplar o cliente final, no caso a Prefeitura de São Paulo, em reconhecimento a quem investe na boa arquitetura.

O projeto do Hospital de Parelheiros concorreu com vários outros. De acordo com a organização do evento, este ano houve 1.098 inscrições de 19 Estados, distribuídos nas 20 categorias da premiação.