Supervisões técnicas de saúde da zona Norte reforçam convite para pré-conferência

Conferência ocorrerá entre os dias 22 e 24 de junho, no Palácio de Convenções Anhembi

Os encontros preparatórios para a 18ª Conferência Municipal de Saúde continuam ao longo deste fim de semana em 16 subprefeituras do município. A Conferência ocorrerá entre os dias 22 e 24 de junho, no Palácio de Convenções Anhembi. Participam dos encontros usuários da rede, profissionais e gestores do Sistema Único de Saúde (SUS), além de representantes do Conselho Municipal de Saúde (CMS), das coordenações regionais de saúde (CRS) e das supervisões técnicas de saúde (STS). As STS de Santana/Tucuruvi/Jaçanã/Tremembé aproveitam para fazer um convite à população.

O encontro da região Norte ocorrerá no sábado (30), das 8h às 18h, na Cedom – Escola Estadual Professor Octávio Mendes, na Rua Voluntários da Pátria, 3.422, em Santana. (confira o convite abaixo)

Conferência terá oito eixos

Realizada a cada dois anos, a Conferência Municipal de Saúde possui oito eixos temáticos norteadores, que são: Direito à saúde, Garantia de Acesso e Atenção de Qualidade; Participação Social; Valorização do Trabalho e da Educação em Saúde; Financiamento do SUS e Relação Público-Privado; Gestão do SUS e Modelos de Atenção à Saúde; Informação, Educação e Política de Comunicação do SUS; Ciência, Tecnologia e Inovação do SUS; Reformas Democráticas e Populares do Estado. A etapa municipal precede a estadual e a nacional, que será realizada de 1º a 4 dezembro.

Em 2015 houve alterações no regimento e, por isso, serão eleitos nas pré-conferências 50% do número de delegados para os segmentos de usuários, trabalhadores de saúde, gestores e prestadores de serviços. Os outros 50% serão eleitos nas plenárias específicas por segmentos. Entre as alterações também é possível citar que não haverá plenária específica para deficientes.

Votação

Participam dessa etapa todos os cidadãos presentes nas pré-conferências com documento de identificação com foto, que podem votar e ser votados. O procedimento para votação ocorre por meio da aclamação por crachá. Ao término dos votos, as fichas de delegados são preenchidas pelos mesmos, mediante orientação da Comissão Organizadora Local e de membros da Comissão Organizadora da 18ª Conferência Municipal de Saúde de São Paulo.