Unidades do Campo Limpo comemoram benefícios da Virada da Saúde

Ações dentro dos equipamentos de saúde valorizaram a proposta do evento de aliar saúde ao prazer

Profissionais da AMAE Jardim Pirajussara aproveitaram o momento de espera para passar orientações para os pacientes

 

Por William Amorim

A Virada da Saúde, que aconteceu em São Paulo entre os dias 7 e 11 de abril, incentivou as unidades de saúde da região Sul a desenvolverem diversas atividades de promoção e bem-estar valorizando a proposta do evento.

As unidades da Supervisão de Saúde do Campo Limpo promoveram várias ações gratuitas para a comunidade e os benefícios já começam a aparecer. A UBS Parque Araribá organizou a sua primeira corrida de 3 quilômetros envolvendo instituições de ensino, clube esportivo, associações de bairro, instituições religiosas, órgãos municipais, colaboradores da UBS e usuários. Ao final do percurso, todos os participantes foram premiados. O resultado foi tão positivo que tanto colaboradores como pacientes se mostraram muito satisfeitos e começaram a sugerir ideias de novos grupos, como de caminhada, o que permitirá dar continuidade às ações.

Na UBS Paraisópolis 3 foram promovidas palestras em todos os grupos da unidade sobre diversos temas, tais como AVC, prevenção de quedas na infância e adultos, qualidade de vida, reeducação alimentar, alongamento, etc. No total, cerca de 200 pessoas foram beneficiadas em oito grupos educativos. Além disto, foi verificada a pressão arterial, peso e altura em 286 pessoas. Outras 150 receberam orientações quanto à importância da saúde bucal com a distribuição de 150 kits.

Já a AMA Especialidades Jardim Pirajussara preparou uma programação que contou com palestras educativas sobre temas como “riscos do aumento de peso” e “benefícios da atividade física”, aferição de peso e altura, yoga, alongamento e “Pergunte ao Dr.!”. A Virada da Saúde envolveu diversas unidades e reuniu na cidade toda mais de setenta mil pessoas.