Virada levou lazer e práticas saudáveis à região Norte

Evento ofereceu diversão, orientação e atenção à saúde com múltiplos profissionais

O teatro ficou por conta da SUVIS que teve como tema a dengue, com distribuição de panfletos e amostra de larvas de Aedes aegypti

 

Por Gleison Rocha

A Coordenadoria Regional de Saúde Norte (CRS Norte), com apoio da SUVIS e Interlocução Sanitária, realizou no Bairro do Limão a Virada de Saúde. Cerca de 200 pessoas participaram da atividade. A Virada aconteceu na última quinta-feira, das 10h às 13h, na Praça Canaã, localizada na rua Carolina Soares e contou com diferentes projetos e atividades.

Entre as atividades desenvolvidas houve dança circular, teatro da dengue, distribuição de preservativos e informação para a saúde. O teatro ficou por conta da SUVIS - Supervisões de Vigilância em Saúde -, que teve como tema a dengue, com distribuição de panfletos e amostra de larvas de Aedes aegypti – o mosquito transmissor da doença.

O público foi orientado a como cuidar dos possíveis locais onde se desenvolvem as larvas e o cuidado que se deve ter com reservatórios d´água e vasos de planta. Para Zeni Rose Toldi, supervisora da região de saúde Casa Verde/Cachoerinha, “a Virada da Saúde veio de encontro com aquilo que estávamos pensando, em ações e locais em combate contra a dengue. Nos ajudou muito a divulgar o trabalho”, afirmou.

A comunidade teve a oportunidade de aprender a como produzir uma pequena cisterna e armazenar água de forma correta. Recebeu também orientação nutricional. A equipe da DST/AIDS prestou informações sobre Doenças Sexualmente Transmissíveis e distribuiu cerca de 3 mil preservativos masculinos. O público também foi orientado em temas como tabagismo, alcoolismo, triglicérides, prevenção e detecção de câncer mama, pulmão, pele, boca e próstata.