Viradinha da Saúde da região Sul atingiu mais de 500 pessoas

Praça Floriano Peixoto, em Santo Amaro, recebeu programação repleta de atividades que beneficiam bem-estar e qualidade de vida

As práticas integrativas e práticas corporais como Tai Chi Pai Lin, Lian Gong, Yoga, capoeira/maculelê, alongamento e aeróbica atraíram a atenção do público

 

Por Tatiana Ferreira
Foto: Edson Hatakeyama

Quando se fala em saúde, logo se pensa no atendimento oferecido pelos equipamentos que compõem um território. Mas poucos associam o termo saúde às ações de promoção e prevenção. Para quebrar este paradigma e comemorar o Dia Mundial da Saúde, celebrado no dia 7 de abril, a Coordenadoria Regional de Saúde Sul (CRS Sul) realizou nesta quarta-feira (8/4), das 10h às 14h, a primeira edição da sua Viradinha da Saúde. O evento aconteceu na Praça Floriano Peixoto, em Santo Amaro. Mais de 500 pessoas que passaram pelo espaço.

“Este evento teve a participação da Subprefeitura de Santo Amaro e de vários parceiros, como a Sabesp, e dos profissionais que atuam nas nossas unidades de saúde que compõem a rede da região sul de São Paulo. Foi a oportunidade que tivemos para trazer para mais perto da população aquilo que já fazemos no dia-a-dia do nosso trabalho”, afirmou Maria José de Godoy, assessora do gabinete da Coordenadoria Regional de Saúde Sul.

Dicas de autocuidado

Ao longo do dia, esta população pode ter acesso a diversas atividades educativas. Na área de saúde bucal, a equipe de dentistas e auxiliares da rede usou moldes de boca para orientar como fazer a escovação dos dentes de maneira correta.
As práticas integrativas e práticas corporais como Tai Chi Pai Lin, Lian Gong, Yoga, capoeira/maculelê, alongamento e aeróbica atraíram a atenção do público, que logo entrou na onda e participou das ações propostas.

A aposentada Josefa Rodrigues participou das atividades e adorou. “Eu acho uma boa ideia ter essas orientações sobre saúde em um espaço aberto. Participo de aulas de tai chi e acho que ajuda bastante no meu tratamento”, disse.

A tenda da saúde também contou com a presença de Thais Cardeal Ramos, nutricionista de que atua na UBS Embura, em Parelheiros. Ela pesou os moradores para conhecer o Índice de Massa Corporal (IMC) e deu dicas de como manter uma alimentação saudável.

Os profissionais do Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) Santo Amaro fizeram abordagem corpo a corpo, distribuindo folders e preservativos aos pedestres.

Em relação à Economia Solidária, os usuários do CECCO Santo Amaro e do projeto Mulheres Rendeiras fizeram a exposição de peças de artesanato.

Preocupações com o meio ambiente

Os Agentes de Promoção Ambiental e os Gestores Locais do Programa Ambientes Verdes e Saudáveis da região Sul tiveram um papel de destaque no evento. Coube a eles o papel de entregar panfletos educativos para quem passava pelo local e explicar sobre o controle dos animais sinantrópicos, como ratos e morcegos.

A equipe trouxe ainda uma cisterna e um jogo de tabuleiro gigante para falar sobre a importância do consumo consciente da água, o que harmonizou com o túnel gigante da Sabesp com dicas sobre economia de água e uma maquete que mostra o percurso da água desde a captação até a chegada nas residências.

A prevenção da dengue foi uma das atrações que mais despertou a atenção do público. Além das orientações sobre como armazenar água corretamente, as equipes explicaram os cuidados necessários em casa para ficar livre do mosquito transmissor da doença.

A Virada da Saúde prossegue até o próximo dia 12 de abril. Para conhecer a programação basta acessar o site oficial do evento: http://viradadasaude.org.br/