Viradinha da Saúde reúne programas saudáveis, dança e bloco de Carnaval na zona Leste

Programação começa na quarta-feira (8/4), na Praça do Forró, em São Miguel

Por Cecília Figueiredo

A Praça Padre Aleixo Monteiro Mafra, conhecida Praça do Forró, será palco de uma série de atividades saudáveis na próxima quarta-feira (8/4). É a Viradinha da Saúde, que reunirá programas e ações realizadas nos equipamentos municipais de distintas regiões da zona Leste.

A programação - parte da primeira edição da Virada da Saúde na cidade de São Paulo, realizada entre 7 e 12 de abril -, reunirá oficinas de saúde da mulher, da criança, de saúde bucal, de alimentação saudável, combate à dengue e febre chikungunya e até uma onde o público poderá aprender a como confeccionar um reservatório para captação de água de chuva de forma segura.

Haverá ainda uma equipe no Trailer de DST/Aids para esclarecer dúvidas, oferecer orientações, preservativos e o teste rápido para os interessados.

No ônibus lilás – unidade móvel de atendimento – as mulheres poderão receber atendimento emergencial e preventivo. Com uma equipe multidisciplinar treinada para a escuta das denúncias e primeiro atendimento, o veículo, que integra a Rede de Atendimento à Mulher em Situação de Violência, garantirá orientação no que se refere à defesa dos direitos e atendimento humanizado.

Já na Tenda da Saúde da População Negra serão fornecidas orientações sobre anemia falciforme, tratamento e cuidados. Os visitantes também poderão conhecer aspectos culturais com interferência direta na saúde da população negra.

Na Ofuroterapia, oficina do Grupo de Aleitamento Exclusivo da UBS Jardim Conquista II, em São Mateus, mães e bebês ensinam, junto com profissionais de saúde, a como preparar um banho relaxante para que o recém-nascido reencontre ambiente semelhante ao que viveu no útero da mãe: isolamento, umidade, calor e aconchego. O banho morno de imersão em balde propicia relaxamento e analgesia para problemas como cólicas.

Entre as tendas haverá um palco com demonstração de práticas corporais chinesas, que auxiliam na qualidade motora, das vias aéreas, da memória e da sociabilidade. Tudo por conta de grupos dos Centros de Práticas Naturais de Guaianases e São Mateus e Unidades Básicas de Saúde das sete supervisões. Na sequência, jovens do Coral de Itaquera, adolescentes da Capoeira, bateria do bloco carnavalesco do CAPS- AD Itaim Paulista e outros grupos vão enfatizar o significado da saúde.