Abril é mês da 1ª Virada da Saúde de São Paulo

De 7 a 12 de abril, evento levará atividades gratuitas para toda a cidade e pretende aproximar as pessoas da prática para uma vida saudável

A Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal da Saúde, realizará a Virada da Saúde de 7 a 12 de abril, em comemoração ao Dia Mundial da Saúde. O evento inédito, que conta com o Instituto Saúde e Sustentabilidade como correalizador, nasce para aproximar a sociedade do tema saúde e da importância de viver em um ambiente saudável e sustentável nos grandes centros urbanos.


“Temos o compromisso de prestar atendimento com qualidade à população em nossos serviços municipais de Saúde, sem deixar de lado a promoção e prevenção em saúde. É fundamental que as pessoas possam interagir com os espaços da cidade na construção de ações voltadas à qualidade de vida e ao autocuidado e isso é o que queremos estimular com a Virada da Saúde”, destaca o secretário municipal da Saúde, José de Filippi Jr.


A Virada da Saúde trabalhará quatro eixos principais por toda a cidade de São de Paulo nessa semana, com atividades desenvolvidas nas Unidades Básicas de Saúde, na Rede Municipal Ambulatorial Especializada, em parques e instituições parceiras. Estão programadas ações de esporte, lazer, nutrição, yoga e práticas meditativas; palestras, rodas de conversa, painéis e jogos, além de exposições, teatro, filmes e intervenções artísticas sobre o tema saúde.


Programação

Durante o evento serão mais de cem atrações e atividades gratuitas criadas para promover a saúde como parte do dia-a-dia de crianças a idosos. Dentre os exemplos, o público poderá sentir o que é viver com ar limpo e saudável, conhecer (por dentro) o funcionamento do intestino, participar de mostras de vídeo e rodas de conversa sobre o luto, depressão e saúde da mulher e poderá conhecer o ‘Calouros Brasil’ que vai alcançar a rua com intervenções sobre temas sensíveis à saúde.


A tecnologia também estará presente no programa da Virada da Saúde e o público terá oportunidade experimentar a realidade de deficientes físicos com ajuda da tecnologia e participar do ‘Inspira São Paulo’ - um ciclo de palestras com renomados profissionais de saúde e qualidade de vida.


“Queremos mostrar que existe uma série de oportunidades para se alcançar qualidade de vida utilizando um discurso positivo, algo que vá além da visão assistencial e da doença. O papel do cidadão na promoção de sua própria saúde e de seus familiares e amigos durante sua vivência nos centros urbanos é o que mais conta nos dias atuais”, explica Evangelina Vormittag, diretora presidente do Instituto Saúde e Sustentabilidade.


As atividades acontecerão simultaneamente em diversos parques da cidade. Fábricas de Cultura Sesi/FIESP e Itaú Cultural também participarão da programação, além de centros culturais, museus e a rua, que será palco de atividades lúdicas e propostas inéditas nesse tema.


As atrações da Virada da Saúde são desenvolvidas com a parceria institucional da LVBA Comunicação, Associação Paulista de Medicina (APM) e Virada Sustentável, apoio da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (FIESP), Comunica-Estúdio de Comunicação, Ketchum, Lobo&Rizzo Advogados e NeoÂnima. A promoção é do Catraca Livre e Planeta Sustentável.

Sobre o Instituto Saúde e Sustentabilidade

O Instituto Saúde e Sustentabilidade, fundado em dezembro de 2008, é uma OSCIP – Organização da Sociedade Civil de Interesse Público. Seu principal objetivo é contribuir para o viver saudável em grandes cidades, a partir da preservação e promoção da saúde humana, por meio da realização de projetos que envolvam os mais diversos atores sociais, como órgãos do governo, organizações da sociedade civil, empresas, instituições de ensino, comunidades, entre outros. Para saber mais acesse: www.saudeesustentabilidade.org.br

SERVIÇO:

Virada da Saúde 2015
7 a 12 de abril de 2015
Mais informações: www.facebook.com/viradadasaude
"Participe da nossa cobertura colaborativa. Compartilhe seu conteúdo com a hashtag #ViradadaSaude".