Região Sul promove Virada e Viradinha da Saúde

Dia Mundial da Saúde será comemorado com atividades gratuitas, com foco na saúde e na qualidade de vida

Por William Amorim

Visando a promoção e prevenção da saúde, a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) realiza, entre os dias 7 e 12 de abril, a primeira edição da “Virada da Saúde” em toda a cidade. O evento celebra o Dia Mundial da Saúde, comemorado em 7 de abril. Na zona Sul, as unidades de saúde oferecerão uma programação que engloba ações educativas e práticas corporais como caminhada, ginástica, dança circular, Tai Chi Pai Lin, grupos de alimentação saudável, palestras e outras atividades.

“Nossos serviços de saúde já realizam, ao longo de todo ano, diversas ações de promoção e prevenção em saúde. Mas a proposta da Virada da Saúde é dar visibilidade para este trabalho, incentivando a população a investir em práticas e hábitos mais saudáveis. Afinal, quem cuida da sua própria saúde tem menos chances de ter que cuidar de uma doença”, destaca Maria José de Godoy, assessora do gabinete da Coordenadoria Regional de Saúde Sul (CRS Sul) e uma das organizadoras do evento na região.

Viradinha

A Praça Floriano Peixoto, em Santo Amaro, receberá no dia 8 de abril a “Viradinha da Saúde”, organizada pela CRS Sul em parceria com a Subprefeitura de Santo Amaro.

Das 10h às 14h serão oferecidas atividades educativas e palestras de saúde bucal, alimentação saudável, qualidade de vida, meio ambiente e sustentabilidade.

O público também poderá participar de aulas de Tai Chi Pai Lin, yoga, capoeira/maculelê, Lian Long, alongamento, atividades aeróbicas e outras atividades físicas.

Nida Renata Remencius, interlocutora de MTHPIS da CRS Sul explica a importância destas atividades. “As Medicinas Tradicionais e Práticas Integrativas em Saúde trazem uma visão e abordagem integral no processo saúde e doença. Buscam a harmonia interior e na relação do indivíduo com a comunidade e o meio em que vive. São tecnologias que favorecem uma cultura de paz e a busca de uma melhor qualidade de vida”, afirma Nida.

Dengue

Os profissionais do Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) Santo Amaro vão fazer uma abordagem corpo a corpo, distribuindo folders e preservativos aos pedestres.

Outro importante ponto abordado será a prevenção da dengue. As equipes irão orientar a população sobre a melhor maneira de combater o mosquito e prevenir a doença.

Em relação à Economia Solidária, os usuários do CECCO Santo Amaro irão expor artesanatos produzidos nas oficinas oferecidas no serviço. As Mulheres Rendeiras irão participar da ação expondo trabalhos que contam com 20 técnicas vertentes da tapeçaria, cestaria, pedraria, tecelagem e reciclagem.

O projeto reúne mulheres assistidas pelas ações e serviços da Secretaria de Saúde (Centro de Convivências, Centro de atenção Psicossocial), Secretaria de Assistência Social (Centro de Acolhida de Mulheres), Secretaria de Políticas para Mulheres (Centros de Cidadania de Mulheres), Associação Novelo Solidário e Vila do Croché.

Confira a programação oficial no site e utilize a hashtag #ViradadaSaude para compartilhar o conteúdo nas redes sociais.