Secretaria Municipal da Saúde

menu Menu do Site
Sexta-feira, 10 de Abril de 2009 | Horário: 13:29

Hospital M'Boi Mirim completa um ano com mais de 156 mil pacientes atendidos

Números revelam a importância do hospital para a população

Durante o primeiro ano de funcionamento do Hospital Municipal Dr.Moysés Deutsch foram realizados mais de 156 mil atendimentos, 2549 cirurgias, 2.262 partos, além da realização de quase 250 mil exames laboratoriais e 72 mil exames de imagem (entre raio-x, ultrassonografia, tomografia, endoscopia e ecocardiograma). Os dados referem-se ao período de abril de 2008 a fevereiro de 2009.

De acordo com o Secretário Municipal da Saúde em exercício, José Maria da Costa Orlando, os números revelam a importância desta unidade de saúde para a população local. Ele esteve ontem pela manhã, junto com o prefeito Gilberto Kassab, em evento comemorativo, no auditório do hospital. "O serviço público será capaz de fazer muito mais se estiver de mãos dadas com outras entidades da nossa sociedade civil, que estão prontas a colaborar e oferecer a sua capacidade gerencial no sentido de enfrentar as situações difíceis do dia-a-dia", afirmou José Maria.

O Secretário ainda ressaltou que a gestão por meio das OSs (Organizações Sociais) é fundamental para agregar valores e aprimorar os serviços oferecidos à população. Ele aproveitou a ocasião para comunicar que a expansão dos serviços na área da saúde continuarão. O Hospital Municipal Dr.Moysés Deutsch, conhecido pela população como Hospital M'Boi Mirim, é administrado por meio de contrato de gestão com organizações sociais (OS), o Centro de Estudos e Pesquisas Dr. João Amorim (Cejam) e o Hospital Israelita Albert Einstein. É também o segundo inaugurado nos últimos 17 anos e dentro da gestão Serra/Kassab.

Institucional

O Hospital Municipal de M'Boi Mirim é referência no atendimento para mais de meio milhão de pessoas que moram na região. Ao todo conta com 1.300 funcionários sendo que destes, 280 são médicos e 500 são profissionais de saúde. Cerca de 50% dos funcionários também são moradores da região.

Outro diferencial é que médicos, enfermeiros e auxiliares de enfermagem, constantemente passam por treinamentos de aperfeiçoamento e capacitação, realizados em um dos centros mais modernos do mundo - o Centro de Simulação Realística do Einstein. Desta forma é possível melhorar técnicas cirúrgicas e de parto humanizado, além de procedimentos de emergência. Desde a inauguração do hospital, já foram totalizadas quase 80 mil horas de treinamento. A intervenção cirúrgica que salva vidas é praticamente rotina das equipes, pois o hospital é caracterizado como atendimento de urgência e emergência.

Com instalações modernas e equipamentos de última geração, o M'Boi Mirim é um exemplo de acessibilidade e cuidado com o meio ambiente. O Hospital foi projetado de forma a facilitar a movimentação de cadeirantes e pessoas com outros tipos de deficiências. No piso, há relevo para orientação de deficientes visuais e nos painéis as mensagens são traduzidas também em braile. Vários jardins internos e um sistema de aquecimento a energia solar comprovam a preocupação ambiental, uma tendência nas novas unidades hospitalares da Prefeitura. Além disso, todos os andares têm amplas janelas nos quartos que contribuem para entrada da iluminação natural na maior parte do dia. Janelas arredondadas nas extremidades também ajudam a iluminar naturalmente os corredores do hospital. Outro diferencial do Hospital do M'Boi Mirim é a economia de energia: numa área de 171 m² estão instaladas 100 placas para captação de energia solar, que produzem 127,8 quilowatts/mês. Essa energia aquece parcialmente as caldeiras, compostas por três reservatórios, cada um com capacidade para 3.500 litros. O heliponto existente na unidade também facilita o transporte de vítimas de acidentes.

O hospital é resultado de 20 anos de reivindicação da própria população e, em especial, a Maternidade que fez uma diferença imensa na região, pois desde a sua inauguração foram realizados mais de 2.200 partos. Antigamente, as gestantes tinham que se deslocar para hospitais distantes da área, como o Hospital do Campo Limpo e a Santa Casa de Santo Amaro.

O Hospital conta com três andares, onde funcionam serviços médicos de média complexidade. Além de um setor dedicado aos casos de urgência e emergência, a população conta com centro cirúrgico, centro obstétrico, berçário, UTI (infantil, adulto e neonatal), alas de internação e suporte e um setor de apoio às atividades. A unidade também tem dispensário de medicamentos, laboratório e setor de exames.

collections
Galeria de imagens