Secretaria Municipal da Saúde

menu Menu do Site
Sexta-feira, 5 de Junho de 2009 | Horário: 15:18

Secretaria da Saúde inaugura Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas Cachoeirinha

O novo serviço é referência para o tratamento a dependentes químicos dos bairros da Casa Verde, Cachoeirinha e Limão

Nesta segunda-feira (08), o prefeito Gilberto Kassab e o secretário municipal da Saúde, Januario Montone, inauguram o Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas (CAPS) Cachoeirinha, localizado na Zona Norte da capital. Esse novo serviço, que funciona desde janeiro deste ano por meio de contrato de gestão com a Organização Social Irmãs Hospitaleiras do Sagrado Coração de Jesus, tem estrutura especializada para atender cerca de 220 pacientes mensalmente. É o primeiro CAPS Álcool e Drogas da região. Atenderá a população moradora dos bairros da Casa Verde, Cachoeirinha e Limão.

Os CAPS são unidades destinadas ao acompanhamento de pessoas portadoras de transtornos mentais. Seguem a política nacional de desospitalização e oferecem, além de tratamento médico-psiquiátrico, atividades comunitárias que visam reintegrar o paciente à família e à sociedade. No CAPS Cachoeirinha Álcool e Drogas o atendimento é voltado principalmente a dependentes químicos. No local são realizados tratamentos de desintoxicação de alcoolistas, fumantes e usuários de outras drogas. Há oferta de leitos de observação chamados de internação-dia.

O grupo de profissionais de saúde do CAPS Cachoeirinha é formado por médicos psiquiatras, clínicos, psicólogos, terapeutas ocupacionais, assistente sociais, técnicos educacionais, enfermeiros e auxiliares administrativos. No total foram investidos mais de R$ 269 mil em reforma, mobiliários e equipamentos. O CAPS funciona de segunda a sexta-feira das 7h às 19h.

Com o novo CAPS, a Secretaria Municipal da Saúde comemora a ampliação da rede de saúde mental na capital paulista. A cidade já conta com 55 CAPS. Destes, 16 para tratamento aos dependentes de Álcool e Drogas. Nos últimos meses, também foram implantadas as 20 primeiras Residências Terapêuticas, que atuam estrategicamente substituindo as internações nos hospitais psiquiátricos e devolvem a possibilidade do convívio familiar. “Devemos essa conquista ao bom desempenho das Organizações Sociais, que proporcionam agilidade nos processos para o benefício da saúde da população. Muitos dependentes químicos da região que necessitam de atendimento especializado já podem contar com uma estrutura moderna e preparada no CAPS Cachoeirinha”, complementa o secretário Januario Montone

Serviço:
Secretaria da Saúde inaugura CAPS Álcool e Drogas Cachoeirinha
Endereço: Rua Desembargador Rodrigues Sette, 111 - Jd. Peri
Horário: 10h15
Data: Segunda-feira - 08.06.09

collections
Galeria de imagens