Secretaria Municipal da Saúde

menu Menu do Site
Terça-feira, 9 de Junho de 2009 | Horário: 07:48

Secretaria Municipal da Saúde inaugura 55º Centro de Atenção Piscossocial

Plano de ampliação da rede de saúde mental conta com Organizações Sociais para acelerar a capacidade de atendimento e melhoria dos serviços

O prefeito Gilberto Kassab e o secretário municipal da saúde, Januario Montone, inauguraram na manhã desta segunda-feira (8/6 ), o Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas Cachoeirinha (CAPS), localizado na Zona Norte da capital. Com isso, a cidade passa a contar, a partir de agora, com 55 CAPS. A nova unidade, com capacidade para atender 220 pacientes por mês, será referência para a população dos bairros da Casa Verde, Cachoeirinha e Limão.

Toda a gestão do serviço estará a cargo da Organização Social Irmãs Hospitaleiras do Sagrado Coração de Jesus, que possui tradição no atendimento a pessoas portadoras de transtornos mentais. “As parcerias com entidades sérias e comprometidas com o atendimento em saúde mental aceleram a capacidade da abertura de novas unidades e a melhoria nos serviços públicos de saúde”, afirmou Januário Montone.

O secretário também enfatizou que a ampliação dos serviços em saúde mental tem sido uma das prioridades desta gestão. Recentemente, novos contratos foram firmados para estruturar a rede na capital paulista. Mais de 200 profissionais em saúde mental, entre eles psiquiatras e psicólogos, terapeutas ocupacionais entre outros englobam as equipes dos Núcleos Apoio à Saúde da Família (NASF), que fazem a retaguarda dos pacientes atendidos no Programa Saúde da Família (PSF).

Além da AMA Boracea com atendimento em psiquiatria, o Programa Saúde da Família também tem atuado no atendimento aos moradores em situação de rua na região da Nova Luz. Agentes comunitários de saúde têm realizado, nos últimos anos, abordagem especializada à população, em sua maioria alcoolistas e usuários de outras drogas. "Com a política de garantia de direitos aos portadores de transtornos mentais, organizamos os leitos nas emergências psiquiátricas hospitalares", disse o secretário. Por conta disso, a SMS proporcionou a desospitalização e criou 19 novas Residências Terapêuticas. Em 2004, existia apenas uma. Essas moradias devolvem a possibilidade do convívio social a essas pessoas.

Atualmente a rede conta com 12 Centros Infantis, 16 Álcool e Drogas, 27 Adulto, e 21 Centros de Convivência e Cooperativa. Em 2005 havia 44 CAPS. Até 2011, a SMS deverá completar a meta para compor a rede com 72 serviços municipais. Dentre estes, seis terão leitos de acolhimento 24 horas.”Essa conquista reafirma que a saúde é prioridade e toda a população merece o melhor atendimento”, complementa o prefeito Gilberto Kassab.

collections
Galeria de imagens