MATERNIDADE CACHOEIRINHA É RECERTIFICADA COM O SELO DO CQH COM PONTUAÇÃO EXPRESSIVA

O Hospital Municipal Maternidade Escola Dr. Mário de Moraes Altenfelder Silva, mais conhecido como Maternidade Escola Vila Nova Cachoeirinha, teve confirmado no dia 18 deste mês a revalidação do seu Selo de Conformidade do Programa CQH - Compromisso com a Qualidade Hospitalar.

Esta certificação é conferida pela Associação Paulista de Medicina (APM) e pelo Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo (CREMESP) e tem como objetivo contribuir para a melhoria contínua da Qualidade dos Hospitais, propondo um modelo de excelência em Gestão Hospitalar.

Para os hospitais receberem o selo devem atingir pelo menos 60 (sessenta) pontos do total ponderado de mais de 500 itens avaliados, distribuídos nos critérios Perfil, Liderança, Estratégias e Planos, Clientes, Sociedade, Informações e Conhecimentos, Pessoa, Processos e Resultados. Além disso, devem cumprir todas as questões obrigatórias e não podem zerar em nenhum dos oito critérios.

Atualmente somente 13 hospitais no Brasil detêm este Selo de Qualidade dentre mais de 100 hospitais participantes do Programa. A Maternidade Cachoeirinha é a única da rede pública municipal de São Paulo a ter essa certificação. Do total dos hospitais selados há somente mais 3 hospitais públicos.

O Hospital participa do CQH desde 1991, data do início do Programa. Obteve o Selo pela primeira vez em 1996, porém perdeu a certificação em 1999 após incêndio que comprometeu a manutenção de requisitos de qualidade. Retomou o programa em 2003, sendo recertificado anteriormente em 2005, 2008 e 2010, com pontuações crescentes.

De acordo com o relatório enviado pelo Núcleo Técnico do CQH após reavaliação criteriosa em Dezembro de 2012, o hospital está conforme as normas do Programa, atingindo o resultado de 93 pontos do total de 100 pontos possíveis, considerada uma das maiores pontuações entre os participantes do Programa e acima da avaliação anterior, quando obteve 78 pontos. Entre os pontos fortes apontados, estão parceria com a comunidade, imagem, Espaço de Convivência e Espaço Holístico, Humanização e Casa da Gestante de Alto Risco.