Secretaria Municipal da Saúde participa da força-tarefa para vacinar população contra hepatite B

O objetivo da ação é proteger a população contra a doença. Vacina é oferecida nas UBS e nos Serviços de Atendimento Especializado em DST/Aids (SAE/DSTAids)

A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) participa, junto com a Secretaria Estadual da Saúde, da força-tarefa para vacinar a população contra a hepatite B. Na capital paulista, a expectativa é imunizar cerca de 1,4 milhões de pessoas com até 29 anos de idade.

A vacina também está disponível para grupos considerados de risco, como profissionais do sexo, homens que fazem sexo com homens, usuários de drogas injetáveis, manicures, podólogos e profissionais de saúde, entre outros, conforme calendário do Programa Nacional de Imunização do Ministério da Saúde.

Disponível desde 1998, no calendário de vacinação da criança, a vacina hepatite B também passou a ser aplicada, desde 2012, em pessoas com idade até 29 anos.

Para ficar protegido contra a doença é preciso tomar três doses da vacina. A segunda dose acontece um mês depois da inicial. A terceira, após seis meses.

A vacina está disponível nas 441 Unidades Básicas de Saúde e nos Serviços de Atendimento Especializado em DST/Aids, de segunda a sexta-feira, no horário de funcionamento do serviço.

A hepatite é a inflamação do fígado e o diagnóstico deve ser feito por meio de exame de sangue específico. A causa mais comum é a infecção por vírus, quando então recebe o nome de hepatite viral do tipo A, B, C, D ou E. A doença pode, também, ser causada pelo uso de alguns remédios, álcool e outras drogas. Só existe disponível no mercado a vacina para a infecção do vírus tipo B.

Prevenção

As seguintes medidas são importantes para a prevenção da infecção pelos vírus B e C:

  • Uso de preservativo em todas as relações sexuais;

  • Não compartilhar seringas, agulhas; não compartilhar escova de dente, lâminas de barbear ou depilar;

  • Usuários de drogas inaláveis não devem compartilhar cachimbos e canudos;

  • Utilização de material descartável ou esterilizado nos serviços de saúde;

  • Utilização de material descartável para realizar tatuagens, colocação de piercing, e no salão de beleza.

Vacinação contra hepatite B

  • A vacinação antes da exposição ao vírus é o meio mais efetivo para quebrar a cadeia de transmissão do vírus da hepatite B.

  • Crianças e adultos até 29 anos precisam ser vacinados, seguindo o esquema recomendado de três doses.

  • Gestantes não vacinadas ou que estão com o esquema incompleto e sem infecção pelo vírus da hepatite B, também devem receber a vacina.

  • Todos os recém-nascidos devem receber a primeira dose da vacina hepatite B nas primeiras 24 horas de vida. A imunização só é efetiva após a aplicação das três doses.