II Festa de Adoção sem Preconceito encerra com 77 adoções

Em um único dia, CCZ alcança a média mensal de cães e gatos adotados

Quebrar barreiras, acabar com estigmas e preconceitos, este foi o objetivo da II Festa de Adoção sem Preconceito, realizada neste sábado (23), no Centro de Controle de Zoonoses (CCZ). Entre 10 e 16 horas, quase 1.000 pessoas passaram pelo Centro. Ao todo, 77 animais (37 cães e 40 gatos) foram adotados. Entre os adotantes, quatro levaram para casa gatos na cor preta e cães de raças estigmatizadas, normalmente preteridos por quem quer levar para casa um companheiro.

O pitbull Yuri, que tem deficiência visual, esperou por mais de dois anos um novo dono. Hoje, ele teve a oportunidade de encontrá-lo. “Eu já conhecia a história do Yuri pela internet. Hoje, vim para buscá-lo. O fato de ele não enxergar ou ser um pitbull, para mim, não faz diferença. O amor será o mesmo”, conta Rose, que escolheu o animal como novo amigo.

As atrações da Festa chamaram a atenção do público. O Arraial sem Preconceito, formado por uma pequena quadrilha de animais especiais, encantou a todos. Os noivos foram os cães cadeirantes Lion e Suzan. Na passarela, os cachorros vestidos a caráter mostraram sua graça aos visitantes, que puderam interagir com os animais no Test Dog e no Cãotinho Interativo. Para a criançada, houve muita diversão e brincadeira no Espaço Criança.

Assim como ocorre entre os seres humanos, há muitas formas de preconceito em relação aos animais alojados nos Centros de Controle de Zoonoses do País. Animais Sem Raça Definida (SRD) ou de raças estigmatizadas; cães e gatos idosos, com alguma deficiência física ou necessidade de tratamentos especiais geralmente permanecem por longos períodos nos CCZ’s. Muitos não conseguem um novo lar.

A adoção no CCZ-SP

Os candidatos a adotante devem ter mais de 18 anos, levar RG, CPF, comprovante de residência e pagar a taxa pública de adoção no valor de R$ 16,20 por animal adotado. É importante lembrar que não se aceitam cartões. Também é necessário levar coleira e guia para adotar cães e uma caixa de transporte para os gatos. No ato da adoção, será confeccionado o Registro Geral do Animal (RGA).

Todos os cães e gatos são vacinados, castrados, microchipados, tratados contra pulga e carrapato e vermifugados.

 

Serviço

CCZ – Centro de Controle de Zoonoses
Endereço: Rua Santa Eulália, 86 – Santana (próximo ao Campo de Marte)
Telefone: 11 3397-8900