Secretaria Municipal da Saúde certifica maternidades por excelência no registro de recém-nascidos

Selo SINASC reconhece instituições compromissadas com a melhoria da qualidade de informações sobre bebês nascidos na capital

Na próxima quinta-feira, 24 de maio, a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) entrega pela terceira vez o Selo SINASC (Sistema de Informações sobre Nascidos Vivos). O certificado reconhece a excelência de hospitais e maternidades quanto ao registro adequado de dados sobre os bebês nascidos vivos na cidade.

Adotado pelo Município há onze anos, o SINASC é o sistema responsável pelo processamento das informações coletadas e digitadas por todas as maternidades da cidade, a partir da Declaração de Nascido Vivo, que é documento obrigatório em todo país. Algumas das informações alimentadas na base de dados municipal são: peso do bebê, Índice de Apgar (escala que avalia cinco sinais vitais: frequência cardíaca, esforço respiratório, tônus muscular, cor de pele e irritabilidade reflexa), duração da gestação, tipo de parto, entre outras.

Com essas informações, a SMS consegue traçar políticas de saúde conforme a necessidade de cada região. Os dados podem ter impacto direto na construção de equipamentos de saúde ou na implementação de programas de assistência à gestante e ao bebê.

"A coleta e digitação de dados são descentralizadas. Não precisamos esperar índices traçados por outros órgãos para saber quais as principais necessidades de cada região. Os dados atualizados são disponibilizados a cada três meses”, explica Eliana Bonilha, gerente do SINASC. “A criação do Selo SINASC fez com que os hospitais dessem maior atenção ao preenchimento e digitação das Declarações de Nascido Vivo”, complementa Bonilha.

Essa é a terceira vez que o selo será entregue e contempla o desempenho das instituições em 2011. Ao todo, 58 estabelecimentos receberão selos ouro e prata, de acordo com a agilidade de preenchimento e digitação completa dos campos da Declaração de Nascido Vivo.

Serviço
“Entrega do Selo SINASC”
Local: Auditório da Universidade Nove de Julho (UNINOVE) – Campus Vergueiro
Endereço: Av. Liberdade, 235/ 249 (próximo à estação do Metrô São Joaquim)
Horário: das 8 às 12 horas