Prefeitura de São Paulo anuncia construção de mais uma UPA na zona leste

Anúncio foi feito nesta quinta-feira (24) durante o Prefeitura Presente na Vila Prudente, que também levou mutirão de saúde aos moradores locais

Na manhã desta quinta-feira (24), o prefeito Ricardo Nunes e o secretário municipal da Saúde, Luiz Carlos Zamarco, durante mais uma edição do Prefeitura Presente, anunciaram a construção de mais um equipamento de saúde na zona leste, a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Vila Prudente.

A construção da futura UPA, na avenida Alberto Ramos, 103, terá investimento de aproximadamente R$ 12,5 milhões e capacidade para realizar 13 mil atendimentos mensais. A unidade acolherá as demandas de urgência e emergência da Supervisão Técnica de Saúde (STS) Vila Prudente/Sapopemba, que tem uma população estimada em 538 mil habitantes, com atendimentos 24 horas. A previsão é que a unidade comece a ser construída até o fim deste ano.

“Vai ser um equipamento de primeiríssima qualidade para absorver a demanda. Seguimos ampliando a rede de saúde, tínhamos apenas três UPAs em 2017 e, hoje, temos 23 unidades. Um grande avanço que temos realizado porque é importante um atendimento integral a todos”, destacou o prefeito Ricardo Nunes.

Para atendimento à população da região, a unidade será tipo III, por ser de um porte maior para absorver a demanda, com sete consultórios médicos, um consultório odontológico, uma sala de gesso e sutura, quatro salas de classificação de risco, duas de medicamentos e duas de inalação (adulto e pediátrico), uma sala de ecocardiograma (ECG), uma de raio-X e uma de coleta de exames. Haverá um total de 27 leitos, sendo uma sala de emergência com sete leitos, 15 leitos de observação para adultos, e outra infantil, com cinco leitos. O espaço terá ainda farmácia, serviço social e ambientes de apoio logístico e administrativo.

“Estar perto da população é entender o que podemos ampliar na região, reforçando o nosso compromisso com a saúde. Vamos ter uma UPA com uma tipologia 3 nesta região, o que vai possibilitar o aumento da assistência”, disse o secretário Zamarco.

Mutirão

No Prefeitura Presente desta quinta-feira, a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) promoveu também um mutirão de serviços no CDC Miami, quadra na rua José Ferreira da Paz, 200 – Vila Miami, para os cidadãos que compareceram ao local. Houve vacinação para adultos e crianças, auriculoterapia, aferição de pressão arterial, teste rápido de HIV, imunização para os pets, orientação sobre Registro Geral do Animal (RGA) e exposição de animais sinantrópicos.

Somando as sete mais recentes ações do Prefeitura Presente, nos dias 29 de junho, 7, 14 e 20 de julho e 4, 18 e 24 de agosto, a SMS realizou a aplicação de 1.995 vacinas contra raiva em pets e 612 doses de imunizantes diversos na população; realizou 100 testes rápidos de hepatite C, 100 de hepatite B, 100 testagens para HIV e outros 90 para sífilis. Houve ainda aferição de pressão arterial (PA), atendimento de práticas integrativas complementares em saúde (Pics) com aplicação de cromoterapia, auriculoterapia e reiki, além de distribuição de panfletos sobre infecções sexualmente transmissíveis (ISTs) e hanseníase, junto com preservativos feminino e masculino e gel lubrificante.