Prefeito e secretário da Saúde visitam obras da UPA 21 de Junho, na zona norte

A nova unidade atenderá a população da região da Freguesia do Ó e Brasilândia; autoridades acompanharão também ações de saúde em duas outras agendas na região

Durante a ação Prefeitura Presente, promovida na zona norte nesta quinta-feira (22), o prefeito de São Paulo Ricardo Nunes vistoriou, acompanhado do secretário municipal da Saúde, Luiz Carlos Zamarco, as obras da unidade de Pronto Atendimento (UPA) 21 de Junho durante a manhã. No período da tarde, eles visitarão ainda o Centro Educacional Esportivo Oswaldo Brandão e a Assistência Médica Ambulatorial (AMA)/Unidade Básica de Saúde (UBS) Integrada Jardim Ladeira Rosa, nas quais serão ofertados diversos serviços de saúde à população.

Localizada na avenida João Paulo 1º, 421, na Freguesia do Ó, a UPA 21 de Junho será uma unidade tipo III e funcionará 24h. Com capacidade para atender 20 mil pessoas por mês, a unidade contará com 27 leitos. No local onde ocorre a reforma, funcionava um pronto-socorro, que passou a atender temporariamente no mesmo endereço da Assistência Médica Ambulatorial (AMA) Palmeiras, situada à rua Francisco Lotufo, 24, Vila Palmeiras, na região da Brasilândia.

“Com a reforma, a UPA terá mais de 3 mil m² e vai ter vários serviços. Essa é uma demanda antiga aqui da comunidade e do Conselho de Saúde”, comentou o prefeito Ricardo Nunes.

“Aqui vamos atender nas especialidades de ortopedia, pediatria, cínica médica, psiquiatria, cirurgia e teremos dentista, além de uma base do Samu [Serviço de Atendimento Móvel de Urgência]”, acrescentou Zamarco.

A reforma dessa UPA teve início no fim de novembro de 2022 e deve ser concluída no primeiro semestre de 2024. A unidade tem uma área total de 3.066,70 m², dos quais 1.761,58 m² são referentes à área reformada e 1.305,12m² de área ampliada. O valor investido é de mais de R$ 15 milhões.

Serviços de saúde

Na visita à quadra do CEE Oswaldo Brandão, o prefeito e o secretário Zamarco participarão de um encontro com os times da região e acompanharão a prestação de serviços de vacinação, aferição de pressão arterial (PA), distribuição de preservativos e mesa com exposição de animais sinantrópicos.

A agenda será finalizada na AMA/UBS Integrada Jardim Ladeira Rosa, onde será realizado um mutirão de dermatologia e distribuição de aparelhos de glicosímetro, dispositivo usado para medir a concentração de glicose no sangue, a pacientes acompanhados pelo Programa de Automonitoramento Glicêmico (Pamg).