Operação Baixas Temperaturas atende e acolhe pessoas em situação de rua

Uma ampla estrutura é disponibilizada para garantir proteção nos dias mais frios

Referência na cidade de São Paulo, a Operação Baixas Temperaturas (OBT) é uma força-tarefa que faz o acolhimento da população em situação de rua para protegê-la dos efeitos dos dias frios. As estratégias das ações são aplicadas sempre que a temperatura ou a sensação térmica atinge 13ºC ou menos na capital. Essa rotina nas ruas e em tendas começa às 19h e vai até as 7h do dia seguinte.

A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) integra a operação em conjunto com as pastas de Assistência e Desenvolvimento Social (Smads) e Direitos Humanos e Cidadania (SMDHC).

Dez tendas são montadas em regiões estratégicas da cidade e oferecem serviços que ajudam a reduzir os impactos do frio sobre a saúde dos mais vulneráveis e prevenir o risco de hipotermia. Para garantir o pleno atendimento, uma ampla estrutura é oferecida, incluindo refeições, cobertores, encaminhamentos para abrigos, atendimento médico e vacinação.

A SMS coloca dez equipes em campo, com dois supervisores, dez enfermeiros e 20 técnicos de enfermagem, além dos profissionais que circulam em 12 unidades móveis com condutores, sendo duas ambulâncias. As equipes do Consultório na Rua (CnR) fazem a aplicação de vacinas contra a Covid-19 e influenza e há o atendimento de urgência, com a possibilidade de remoção a um serviço de saúde, se necessário. Também são distribuídos cobertores para as pessoas em situação de vulnerabilidade.

Localização das tendas da OBT

Centro - Praça da República e Praça Marechal Deodoro.
Norte - Av. Cruzeiro do Sul, 3.180, em Santana, e Praça Novo Mundo, na Vila Maria.
Oeste - Rua do Curtume, s/nº, esquina com Guaicurus, Lapa.
Sul - Praça Floriano Peixoto, 54, Santo Amaro, e Praça José Boemer Roshel, na Capela do Socorro.
Leste - Praça Presidente Getúlio Vargas, s/nº, em Guaianases; avenida Musgo de Flor com avenida Imperador, embaixo do viaduto Jacu-Pêssego, em Itaquera; Praça Cid José da Silva Campanella, na Mooca.

Como os munícipes podem ajudar
A população pode ajudar as pessoas em situação de rua solicitando uma abordagem social por meio da Central 156 (ligação gratuita, opções 0 + 3), que funciona 24 horas por dia. A solicitação pode ser anônima, mas é importante informar o endereço onde a pessoa em situação de rua está (o número do local pode ser aproximado), citar pontos de referência, além de características físicas e detalhes de como a pessoa está vestida.
Monumentos iluminados

Desde o início de junho, a Prefeitura de São Paulo passou a iluminar de azul o Monumento às Bandeiras, no Ibirapuera, e a Ponte Estaiada Octavio Frias de Oliveira, que passa sobre o Rio Pinheiros e a Marginal, sempre que a temperatura chega a 13ºC na capital. A medida tem o objetivo de sensibilizar a população sobre as baixas temperaturas e a importância da ligação para o 156 para pedir acolhimento a pessoas em situação de rua.