Junho Vermelho lembra a importância de doar sangue

Quatro hospitais da rede municipal possuem postos de coleta; confira a localização e as condições para doação

Realizada no Brasil desde 2015, a campanha Junho Vermelho e o Dia Mundial do Doador de Sangue (14/06) têm como objetivo reforçar a importância da doação de sangue como um ato de solidariedade que salva vidas.

Quando os estoques de sangue ficam em níveis críticos, o atendimento aos pacientes que precisam realizar cirurgias ou transfusões de sangue, seja por acidente ou tratamento de alguma doença, fica comprometido. Por isso, é de extrema importância que cada vez mais pessoas façam doações de sangue regularmente.

No Brasil, de acordo com dados de 2022 do Ministério da Saúde (MS), 14 em cada mil habitantes doam sangue de forma regular nos hemocentros do Sistema Único de Saúde (SUS), o que corresponde a uma taxa de 1,4%, enquanto a Organização Mundial de Saúde (OMS) recomenda que esta taxa seja de 1% a 3%.

O processo inteiro de doação de sangue dura menos de uma hora, retira no máximo 450ml deste tecido líquido vital e pode salvar até quatro vidas. Doar sangue é seguro e exige poucos requisitos. Basta observar as restrições em relação a peso, idade e condições de saúde.

Homens podem doar sangue até quatro vezes por ano (60 dias entre as doações), e mulheres até três vezes por ano (90 dias entre as doações).

LEIA TAMBÉM: O sangue e sua doação - perguntas e respostas

Requisitos para doar

• Portar documento oficial e original de identidade com foto e dentro do prazo de validade (RG, carteira profissional, carteira de habilitação).
• Ter entre 16 e 69 anos de idade, sendo que a primeira doação deve ter sido feita até 60 anos incompletos. Os doadores com menos de 16 anos devem estar acompanhados pelo responsável.
• Pesar no mínimo 50kg.
• Estar em boas condições de saúde.
• Estar alimentado, porém sem refeições pesadas (gordurosas) nas três horas que antecedem a doação.

Veja aqui mais informações sobre requisitos e restrições para doação. 

A Associação Beneficente de Coleta de Sangue (Colsan) é responsável pelos hemocentros presentes na rede municipal de saúde, com dois pontos de coleta ativos em hospitais municipais.

Hospital Municipal Dr. Carmino Caricchio – Tatuapé
Av. Celso Garcia, 4.815 – Tatuapé - Tel: 2942-8094 / 3394-7081
Segunda a sábado das 8h às 13h (exceto feriados)
Estacionamento gratuito por 2h: Rua Siria, 126 – Jet Autoposto

Hospital do Servidor Público Municipal – Aclimação
R. Castro Alves, 60 – 4º andar
São Paulo – SP – Tel: 3277-5303
Segunda a sábado das 8h às 13h (exceto feriados)