Polos de Curativos tratam casos complexos de feridas e lesões

Conheça o caso de Zelito, que corria o risco de ter braços e perna amputados após choque de alta tensão, e foi tratado por unidade localizada na zona sul

Entregues em outubro de 2021, os 27 Polos de Curativos estão distribuídos em todas as regiões e coordenadorias de saúde da cidade, em equipamentos como Unidades Básicas de Saúde (UBSs), Ambulatórios Médicos de Especialidades (AMEs) e Hospitais Dia (HD).

Nestas unidades, que ao longo de 2022 realizaram mais de 87 mil atendimentos, enfermeiras com especialização em estomaterapia e dermatologia atendem pacientes com feridas e lesões de difícil manejo, muitas delas crônicas. Graças às técnicas e tecnologias de cobertura utilizadas por essas profissionais, são muitas as histórias de êxito dos polos em pouco mais de um ano e meio de funcionamento.

O caso de Zelito Antonio dos Santos é um dos que impressiona. Em 14 de janeiro deste ano, um sábado, ele, que é morador da zona sul, pegou uma escada para ajudar um amigo a instalar uma faixa acima do telhado. Ao erguer a escada de metal, esta encostou em um fio de alta tensão e transmitiu o choque de cerca de quatro mil volts diretamente para o corpo de Zelito, que teve queimaduras de segundo e terceiro graus em ambos os braços e na perna direita.

O choque foi tão forte e as lesões tão extensas (atingindo inclusive órgão internos como os rins) que Zelito ficou dois meses na UTI de um hospital, período em que foi submetido a sete cirurgias. Quando saiu, em meados de março, ainda corria o risco de amputação dos membros.

Atendimento domiciliar
No dia 20 de março, encaminhado pela Assistência Médica Ambulatorial (AMA)/UBS Integrada Parque Novo Santo Amaro, ele teve o primeiro atendimento do Polo de Curativos local, que realiza mais de 400 atendimentos por mês. “Como o paciente estava sem condições de se locomover, realizamos o atendimento no domicílio”, conta a enfermeira estomaterapeuta Lucivânia Santos Seles.

Com o uso de dois insumos de alta tecnologia, a membrana cristalina de celulose porosa e o creme reestruturante, a equipe do polo conseguiu fazer com que a pele se regenerasse e as lesões fechassem, o que aconteceu em menos de um mês. “A última lesão fechou em 19 de abril, quando Zelito teve alta”, diz Lucivânia.

“Foi um tratamento muito bom, ela conseguiu fazer em um mês o que tinha previsão de acontecer em dois ou até três meses”, diz Zelito, que considera a sua sobrevivência “um milagre”. Para ele, o cuidado da equipe e o carinho de todos no atendimento domiciliar também foram pontos positivos.

Confira os Polos de Curativos por região

CRS Leste: HD São Miguel, HD Itaim, HD São Mateus, AMA-E Itaquera
CRS Oeste: HD Butantã, HD Lapa
CRS Centro: UBS Cambuci, UBS Santa Cecília
CRS Norte: AMA Vila Zatt, AMA Perus, AE Tucuruvi, HD Brasilândia, HD Vila Guilherme e AMA-E Parque Peruche
CRS Sul: AMA-E Capão Redondo, AMA Parque Novo Santo Amaro, HD Capela Socorro, UBS Parelheiros, UBS Paraisópolis, HD Cidade Ademar e HD M’Boi Mirim I
CRS Sudeste: HD Vila Prudente, HD Penha, HD Mooca, AE Ceci e AMA-E Vila das Mercês