Zona norte da capital recebe CTA da Cidade nos dias 1, 2 e 3 de junho

Na unidade móvel, o munícipe pode realizar exames para clamídia e gonorreia, além de iniciar as profilaxias pré e pós-exposição (PrEP e PEP) ao HIV

De quinta-feira (1) a sábado (3), das 16h às 21h, a unidade itinerante Centro de Testagem e Aconselhamento, o CTA da Cidade, estará em Perus, zona norte da capital paulista. A iniciativa ocorre na Praça do Samba, localizada na Rua Mogeiro, altura do nº 230.

Ligado à Coordenadoria de IST/Aids da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), o CTA da Cidade oferece todos os serviços existentes nas outras 27 unidades fixas da Rede Municipal Especializada (RME), com o objetivo de diminuir barreiras de acesso ao Sistema Único de Saúde (SUS) para a população mais vulnerável ao HIV e outras infecções sexualmente transmissíveis (ISTs).

A unidade itinerante conta com áreas de triagem, espera e coleta de exames, laboratório próprio, testagem rápida para HIV, hepatites B e C, além de teste diagnóstico para sífilis, com aplicação de medicamento em caso de resultado positivo.

Quem for até a unidade móvel poderá também realizar exames para clamídia e gonorreia, iniciar as profilaxias pré e pós-exposição (PrEP e PEP) ao HIV e retirar a primeira terapia antirretroviral (Tarv), no caso dos usuários que testarem positivo para o HIV. Para estas pessoas, a equipe passa ainda orientações e realiza exames recomendados pelos protocolos clínicos e diretrizes terapêuticas (PCDT), além de, se necessário, realizar encaminhamentos aos serviços da RME em IST/Aids para seguimento ambulatorial.

Além de todos os serviços já citados, também estarão disponíveis no CTA da Cidade camisinhas externas e internas, gel lubrificante e kits de autoteste para HIV, que permitem que as pessoas façam o teste em casa.

SERVIÇO - CTA da Cidade

Data: quinta, sexta e sábado – 1, 2 e 3 de junho
Horário: das 16h às 21h
Onde: Perus - Praça do Samba, localizada na Rua Mogeiro, altura do nº 230

Saiba mais sobre ISTs na página da Coordenadoria de IST/Aids.