Maio Amarelo: Samu orienta para um trânsito mais seguro

Em sua maioria, consumo de álcool ou drogas e imprudência são as principais causas de acidentes

Em 2021, a cidade de São Paulo registou 43 mil acidentes de trânsito em suas ruas e avenidas, que resultaram na morte de 722 pessoas. Os dados, do Registro Nacional de Acidentes e Estatísticas de Trânsito, foram citados pelo médico intervencionista do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) da capital, Syro Maiuri, durante live realizada pela Secretaria Municipal da Saúde (SMS). O objetivo da live foi falar sobre a campanha Maio Amarelo, que chama a atenção da população para o alto índice de acidentes e vítimas do trânsito.

Essas ocorrências envolvem carros, motos, ônibus, bicicletas, caminhões e pedestres, cujas vítimas fatais têm, em sua maioria, entre cinco e 49 anos de idade. No Brasil, o trânsito é a terceira causa de óbitos entre homens e mulheres, perdendo apenas para as doenças circulatórias e as neoplasias. “Acidente de trânsito é uma doença e contempla, principalmente, pessoas em idade produtiva. Todos precisam fazer a sua parte e respeitar as regras básicas de conduta, bem como a sinalização e as leis”, reforça o médico intervencionista do Samu.

Confira, a seguir, dicas do profissional para um trânsito mais seguro:

Ciclistas: As ocorrências envolvendo ciclistas crescem cada vez mais. Para a segurança, é importante sempre pedalar em ciclovias; usar equipamentos de proteção (luvas, capacete etc.) e os meios de sinalização, como hit farol e colete refletivo, além de ter consciência no trânsito. Cabe aos motoristas dar preferência aos ciclistas e não invadir o seu espaço.

Pedestres: A principal causa dos acidentes é a imprudência do próprio pedestre. Por isso, é importante atravessar sempre na faixa e respeitar o tempo do semáforo, além de usar roupas claras à noite, de preferência, a fim de diminuir os riscos.

Motoristas: Cerca de 50% dos acidentes graves têm como causa o consumo de álcool ou drogas. Jamais utilize qualquer substância que atrapalhe a condução do veículo. A imprudência e o desrespeito à sinalização também são um problema. O primordial é sempre respeitar os limites de velocidade e as normas do trânsito.

População idosa: Os idosos, embora não estejam entre as principais estatísticas de mortalidade, também se envolvem em acidades. Devido a condições fisiológicas que levam à diminuição dos reflexos e perda de força, têm mais dificuldades de locomoção e condução. Dessa forma, precisam respeitar as suas limitações e evitar situações de risco, como vias movimentadas.

Testemunhas: Caso alguém testemunhe um acidente, o importante é não se colocar em risco. É preciso analisar a situação e se manter em segurança. Se tiver vítima, ligar para o Samu (192) e informar ao atendente a situação e o endereço, para que seja classificado o nível de gravidade e enviado ao local o recurso necessário. Em raras exceções, como princípio de incêndio no veículo e sem riscos para a testemunha, é possível prestar ajuda até a espera de socorro.