São Paulo inicia vacinação contra mpox em unidades de ISTs/Aids a partir desta quarta-feira (22)

Estão elegíveis pessoas com HIV/Aids; capital recebeu 1.375 doses para imunizar esse público

A Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), inicia amanhã, quarta-feira (22), a vacinação contra a mpox destinada inicialmente a adultos com maior risco de desenvolver as formas mais graves da doença. As 1.375 doses da vacina MVA-BN Jynneos Mpox serão ofertadas em 17 Serviços de Atenção Especializada (SAEs), que integram a Rede Municipal Especializada em Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs)/Aids da capital e em unidades da rede estadual de saúde, administradas pela Secretaria Estadual de Saúde (SES).

O esquema vacinal prevê duas doses com intervalo de quatro semanas entre elas. Estão elegíveis ao imunizante pessoas que vivem com HIV (sigla em inglês para vírus da imunodeficiência humana) ou Aids com idade igual ou superior a 18 anos e que estejam com status imunológico identificado pela contagem de linfócitos T CD4 inferior a 200 células nos últimos seis meses, além de profissionais de laboratório, de 18 a 49 anos, que trabalham diretamente com orthopoxvírus, com nível de biossegurança 3 (NB-3).

Serão imunizadas tanto as pessoas que tiveram exposição direta ao vírus, quanto as que não tiveram diagnóstico da doença. Em todos os casos, o imunizante não deve ser aplicado simultaneamente com outras vacinas.

A mpox se caracteriza pelo surgimento de erupções cutâneas (lesões, bolhas, crostas) em diferentes formas. Pode afetar todo o corpo, incluindo rosto, palmas e órgãos genitais.

A lista com os endereços e telefones das unidades que realizarão a vacinação está disponível no site.

Os boletins epidemiológicos e mais informações sobre a mpox no município de São Paulo podem ser acessados por meio do link.