Vacinação contra Covid-19 e outras doenças segue na capital nesta quarta-feira (22)

Imunização ocorre nas UBSs, AMAs/UBSs Integradas e megaposto; veja mais sobre o esquema vacinal e grupos elegíveis para receber a vacina da Pfizer bivalente contra a Covid-19

Nesta quarta-feira (22), a vacinação contra Covid-19 com o imunizante Pfizer bivalente segue na cidade de São Paulo. Nesta etapa estão elegíveis as grávidas e puérperas, pessoas acima de 60 anos, além de residentes em Instituições de Longa Permanência, funcionários destes estabelecimentos, pessoas com imunossupressão e indígenas com mais de 12 anos.

Serão vacinadas as pessoas que completaram o esquema básico ou que já receberam doses de reforço, respeitando o intervalo de quatro meses da dose mais recente recebida. As doses remanescentes da vacina Pfizer bivalente, caso existam próximo ao fim das atividades diárias nas unidades, serão direcionadas aos profissionais de saúde. Para inscrição prévia, é necessário apresentar comprovante de endereço.

Com as demais vacinas, o esquema vacinal básico contra a Covid-19 está disponível atualmente para todas as faixas etárias a partir dos 6 meses de idade, enquanto a primeira dose de reforço (1ª DR) é aplicada a partir dos três anos e a segunda dose de reforço (2ªDR) em toda a população acima de 18 anos de idade, sempre respeitados quatro meses de intervalo. Também a partir dos 18 anos está disponível a terceira dose de reforço (3ª DR) para pessoas imunossuprimidas.

Multivacinação infantil
Também nas AMAs/UBSs Integradas e UBSs, a capital prossegue com a vacinação voltada ao público infantil, com a disponibilização de imunizantes como: tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola), tetraviral (sarampo, caxumba, rubéola e varicela), BCG, pentavalente, vacina inativada poliomielite (VIP), vacina oral poliomielite (VOP), pneumo 10, rotavírus, meningo C, meningo ACWY, varicela, hepatites A e B, febre amarela, DTP (difteria, tétano e coqueluche), dupla adulto, HPV e pneumo 23.

Campanha contra poliomielite
A campanha de vacinação contra a poliomielite segue para crianças a partir de um ano até 4 anos e 11 meses de idade. O objetivo é imunizar com a vacina oral (VOP) as crianças que estejam com o esquema prioritário com a vacina inativada (VIP) completo, aumentando a cobertura vacinal. Afinal o Brasil, de acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), apresenta um alto risco de voltar a ter circulação do poliovírus e, consequentemente, a ocorrência da poliomielite, doença que pode provocar sequelas graves e permanentes.
Na cidade de São Paulo, acompanhe a vacinação acessando o Vacina Sampa.

SERVIÇO - VACINAÇÃO NA CAPITAL

No dia 22 de março de 2023 (quarta-feira)

Unidades Básicas de Saúde (UBSs): Vacinação crianças, adolescentes e adultos - Funcionamento das 7h às 19h.
AMAs/UBSs Integradas: Vacinação crianças, adolescentes e adultos - Funcionamento das 7h às 19h.
Megaposto: Vacinação adolescentes e adultos - Funcionamento das 8h às 17h.