Centro de Cuidados Odontológicos realiza cerca de 16 mil atendimentos em quase três meses de funcionamento

No Dia Mundial da Saúde Bucal, a Prefeitura de São Paulo destaca os serviços que fazem o atendimento odontológico na rede

Neste Dia Mundial da Saúde Bucal, a Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), reforça a importância do Centro de Cuidados Odontológicos (CCO) que, desde sua entrega em 28 de dezembro de 2022, realizou mais de 16 mil atendimentos. A unidade, que é pioneira na cidade de São Paulo, é gerenciada pela Associação Filantrópica Nova Esperança (Afne) e está localizada na rua Jaraguá, 866, região central.

O CCO está preparado para atender diversos tipos de complexidades e conta com 20 cadeiras disponíveis, sendo metade para atenção básica e outra metade para atendimentos especializados – cinco direcionadas para prótese dentária, três para cirurgia oral menor e duas cadeiras para endodontia. O horário de funcionamento é das 7h às 22h de segunda a sexta-feira e, aos sábados, das 7h às 19h.

O atendimento no CCO ocorre a partir do encaminhamento pelas Unidade Básicas de Saúde (UBSs), sendo que atualmente, o equipamento faz o atendimento básico exclusivamente para a população que reside ou trabalha no centro de São Paulo. O munícipe deve buscar a UBS mais próxima e fazer uma solicitação para o devido referenciamento. O agendamento é feito por meio do Sistema Integrado de Gestão da Assistência (Siga), que segue ordem cronológica, e a inserção é realizada por meio de encaminhamento pelo cirurgião-dentista da UBS ou do próprio CCO, após triagem e conclusão do tratamento clínico. Para os tratamentos especializados, o atendimento abrange toda a cidade. Além disso, durante os horários de funcionamento, o equipamento atende casos de urgência e emergência, sem necessidade de agendamento prévio.

A unidade de saúde também faz atendimentos aos moradores em situação de vulnerabilidade da região. Desde a inauguração, foi realizada a triagem de pacientes em 29 espaços coletivos do centro, que incluem hotéis e residências sociais, Centros de Atenção Psicossocial (Caps), Serviços Integrados de Acolhida Terapêutica (Siats), entre outros. Com as abordagens, foram triadas mais de 500 pessoas.

“O CCO ampliou o acesso aos serviços odontológicos e o município está focado nesse cuidado, pois é fundamental manter uma boa saúde bucal. Hoje, 90% das nossas UBSs contam com equipes de saúde bucal para o atendimento à população”, afirmou a secretária-executiva de Atenção Básica, Especialidades e Vigilância em Saúde, Sandra Sabino.

Saúde bucal na rede municipal
Atualmente, das 470 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) do município, 426 (90,6%) contam com equipes de saúde bucal (eSB). Essas equipes são responsáveis pela assistência odontológica da população com procedimentos que contemplam, principalmente, a execução de restaurações, exodontias, profilaxias e procedimentos para a confecção de próteses totais ou parciais removíveis.

Para iniciar o tratamento odontológico rotineiro, o paciente deve buscar pelo serviço na UBS mais próxima de sua residência e passar pela triagem de risco odontológico, que verifica a presença de cárie, problemas periodontais, má oclusão e alterações em tecidos moles.

Já o atendimento odontológico de urgência é ofertado em cinco Prontos-socorros (PSs), um Pronto Atendimento (PA), três Assistências Médicas Ambulatoriais (AMAs) e 11 Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), além das UBSs. Nesses equipamentos são realizados procedimentos para alívio da dor aguda, causada por infecção ou trauma, drenagens de abscesso, exodontias e procedimentos restauradores. Os Hospitais Municipais (HMs) também realizam atendimentos de emergência com cirurgiões bucomaxilofacial em pacientes com traumatismo de face.

Também são ofertados serviços específicos de saúde bucal para a população em situação de rua, por meio das UBSs, com equipes de Consultório na Rua (CnR) e as Unidades Odontológicas Móveis (UOMs) de forma itinerante, para facilitar o acesso à população aos serviços de saúde.

Os endereços e horários de funcionamento de todos os serviços de urgência com atendimento odontológico encontram-se no site da SMS.

Resultados
Em janeiro de 2023, foram realizados 201.626 atendimentos de odontologia em toda a rede municipal, incluindo UBSs, AMAs, Serviços de Atendimentos Especializados em Infecções Sexualmente Transmissíveis (SAEs/ISTs), Centros Especializados em Odontologia (CEOs) e unidades da Rede de Urgência e Emergência (RUE) do município. Ao longo de 2022, foram realizados 1.815.933 atendimentos odontológicos nos mesmos equipamentos, enquanto em 2021, 2020 e 2019 foram registrados 1.160.268, 1.048.660 e 2.163.601 atendimentos, respectivamente.

Ampliação
A SMS tem investido na ampliação e melhoria da assistência integral prestada à população, inclusive na saúde bucal. Como resultado dos investimentos da gestão nessa área, o número de Centros de Especialidades Odontológicas (CEOs) alcançou 31 equipamentos em 2023. No dia 23 de janeiro deste ano, foi entregue o CEO Capão Redondo, com capacidade para atender 2,7 mil pacientes por mês.