Covid-19: saiba quais as atuais regras de isolamento e uso de máscara

Atualização recente da Organização Mundial da Saúde (OMS) reduz o período de isolamento para os infectados e orienta sobre o uso de máscara

Na capital paulista, mais de 38 milhões de doses de vacina contra Covid-19 foram aplicadas desde o início da pandemia. Atualmente, a taxa de ocupação total de leitos (enfermaria+UTI) na rede hospitalar municipal está abaixo de 70%. A disponibilização de imunizantes, o avanço da cobertura vacinal, o isolamento social e o uso de máscara e remédios colaboraram para o enfrentando da doença, com a redução no número de casos positivos e óbitos, bem como na queda de hospitalizações.

Mesmo longe do ápice da crise sanitária provocada pelo coronavírus, os cuidados individuais de proteção devem ser mantidos para evitar a possibilidade de infecção e transmissão do vírus, considerando a disseminação da doença globalmente. Essas medidas foram atualizadas e, em janeiro de 2023, a Organização Mundial da Saúde (OMS) apresentou novas orientações, reduzindo o tempo de isolamento do infectado, e que estão de acordo com as regras estabelecidas desde 2022 pelo Ministério da Saúde (MS).
Confira a seguir:

Isolamento

- Pacientes que testaram positivo e estão com sintomas leves e moderados: sete dias de isolamento a partir do início dos sintomas; caso os sintomas persistam, deverá manter o isolamento até o décimo dia. No quinto dia o indivíduo poderá ser liberado do isolamento, caso não apresente sintomas e febre por um período de 24 horas sem uso de medicamento antitérmico e teste negativo para Covid-19 (pode ser o teste rápido realizado por farmácias).

- Pacientes sem sintomas e que testaram positivo: sete dias de isolamento.

Uso de máscara

Seu uso independe da situação epidemiológica local da doença, sendo indicada no dia a dia em casos de exposição ao vírus, de infecção e suspeita, além de espaços fechados, pouco ventilados e com aglomeração. Vale lembrar também que na cidade de São Paulo o uso da máscara continua obrigatório em todos os serviços de saúde, públicos ou privados.