Zonas leste e oeste recebem projeto PrEP na Rua nesta quarta (15)

Iniciativa da Coordenadoria de IST/Aids que ocorre em unidade móvel estará na Vila Matilde e no Terminal da Lapa

O projeto PrEP na Rua, da Coordenadoria de IST/Aids da Secretaria Municipal da Saúde (SMS) estará nas zonas norte e leste de São Paulo nesta quarta (15). As equipes atenderão à população que quiser iniciar o uso da profilaxia pré-exposição (PrEP) ao HIV, além de profilaxia pós-exposição (PEP). Também haverá distribuição de preservativos e gel lubrificantes e autotestes para HIV.

Como a pessoa pode começar a PrEP
O Projeto PrEP na Rua busca expandir o acesso dessa outra forma de prevenção ao HIV, especialmente para os segmentos mais vulneráveis da população. A PrEP consiste no uso contínuo de medicamentos antirretrovirais (na forma de um comprimido por dia), de modo que, caso haja exposição ao vírus, a pessoa já esteja protegida.

A pessoa interessada em receber a PrEP será acolhida por um profissional de saúde, para avaliação da sua elegibilidade para a profilaxia. Será feito um teste rápido para HIV e outro teste de medição de creatinina (um indicador de possíveis problemas renais).

O resultado do teste rápido, tanto para pessoas que buscam a PrEP como para quem apenas desejar realizar o teste rápido para HIV no local, é dado por um profissional da saúde em local isolado. Em caso de teste reagente, é realizado um segundo exame. Se confirmado o resultado, a pessoa é orientada a buscar uma unidade de saúde especializada em IST/Aids.

Já a profilaxia pós-exposição (PEP) consiste no uso de antirretrovirais por uma pessoa que se expôs ao HIV como em casos de violência sexual, acidentes ocupacionais com material biológico ou mesmo quando, durante uma relação sexual consensual em que não se sabe a sorologia da parceria, a camisinha sair, romper ou não tiver sido utilizada.

SERVIÇO - PrEP na Rua

O que é: oferecimento do início da profilaxia pré-exposição (PrEP) e pós-exposição (PEP) para HIV, teste rápido para HIV, distribuição de kits de autotestes para HIV, camisinhas e gel lubrificante

Quando: Quarta, 15 de março

Onde:
- Avenida Prof. Edgar Santos, 1.599, Vila Matilde (zona leste) – das 9h às 12h.

- Praça Miguel Dell'Erba, perto da Rua Guaicurus, junto ao Terminal da Lapa (zona oeste) - das 13h30 às 16h30

Saiba mais sobre PrEP e PEP na página da Coordenadoria de IST/Aids.