Confira a safra de verduras do mês de março

Aproveite os produtos da época para investir em uma alimentação saudável e equilibrada

Você sabia que os alimentos ultraprocessados não fazem mal apenas para o nosso corpo? Segundo adverte o Guia Alimentar para a População Brasileira do Ministério da Saúde, a sua produção, distribuição, comercialização e até o consumo, afetam negativamente a nossa cultura, vida social e meio ambiente, prejudicando a nossa saúde e bem-estar de uma forma também indireta.

Normalmente, as marcas, embalagens, rótulos e os próprios alimentos ultraprocessados são iguais ou muito parecidos em todo o mundo. As marcas famosas utilizam campanhas publicitárias agressivas e lançam produtos todos os anos, gerando uma falsa sensação de diversidade. Isso faz com que, principalmente os mais jovens percam o interesse pelas culturas alimentares genuínas.

Além disso, os alimentos ultraprocessados não possuem a necessidade de qualquer preparação e podem ser consumidos em qualquer hora e em qualquer lugar. Com uma justificativa de praticidade, nós não precisamos mais preparar, servir e compartilhar a comida. Não temos hora fixa para comer e podemos fazer isso enquanto fazemos outras atividades como ver televisão, trabalhar, andar e dirigir. Aquele momento da refeição em família ou entre amigos se perde e nossa vida social fica prejudicada.

E por fim, mas não menos importante, a produção, distribuição e comercialização dos ultraprocessados são muito danosas para o meio ambiente e ameaçam a sustentabilidade do planeta. As embalagens geram lixo; a demanda por açúcar, óleos vegetais e outras matérias primas estimula monoculturas, aumentam o uso de agrotóxicos e fertilizantes e todos os processos de manufatura e transporte geram um grande gasto de energia e emissão de poluentes. O gasto de água em todas as estampas também é enorme.

Por isso, que tal evitar os ultraprocessados em março e apostar nos alimentos da época?
Confira a safra desse mês:

- acelga
- alface
- almeirão
- catalonha
- chicória
- escarola
- espinafre
- gengibre com folhas
- louro
- mostarda
- nabo
- orégano
- repolho
- rúcula
- salsa

O espinafre, verdura que ficou mundialmente conhecida como sinônimo de força, depois que surgiu como o alimento do marinheiro Popeye, é também uma rica fonte de ferro, cálcio, fósforo, potássio, magnésio e das vitaminas A, K e B2.

A verdura também contém a fibra, um importante componente que ajuda a flora intestinal no processo de produção de massa fecal. Além disso, o alimento possuí proteínas, carboidratos, clorofila e fitoquímicos como betacaroteno, luteína e zeaxantina.

Além de ter preço acessível, o vegetal pode ser usado no preparo de pratos diferentes e marcantes que podem ser servidos em diversas ocasiões. O espinafre vai bem, por exemplo, em refogados, suflês, omeletes, tortas, cremes e molhos, entre outras opções muito saborosas.