Rede municipal oferece serviços de atenção à saúde integral do idoso

O foco das ações, que se iniciam nas UBSs, é que a pessoa idosa tenha boa qualidade de vida e envelheça com autonomia

No atendimento à população idosa, a Secretaria Municipal da Saúde (SMS), por meio da Área Técnica de Saúde da Pessoa Idosa, oferece uma rede de serviços de acolhimento e prevenção dos agravos do envelhecimento, sempre com foco na saúde integral e com o objetivo de manter o idoso por mais tempo possível dentro de um padrão de independência e autonomia, melhorando sua qualidade de vida e longevidade.

Para participar desta rede de acolhimento e suporte, o cidadão, independentemente de ter algum problema de saúde, deve procurar a Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima da sua residência, onde é desenvolvido o programa ‘Nossos Idosos’, que, além do objetivo primário de promover a saúde, atua no sentido de orientar a pessoa idosa por meio de medidas preventivas.

Ainda na UBS, é aplicada a Avaliação Multidimensional da Pessoa Idosa na Atenção Básica (AMPI-AB), a partir da qual ocorre o encaminhamento para atividades individuais e coletivas que podem ser realizadas em diversos horários e locais, seja na própria unidade de referência ou em outros serviços específicos.
Ursis

A partir da AMPI-AB, os idosos que apresentam um grau de fragilidade maior são direcionados para uma Unidade de Referência de Saúde do Idoso (Ursi). As Ursis atendem em todas as regiões da cidade, dando cobertura às 470 UBSs da capital por meio de uma equipe multidisciplinar formada por médico geriatra, enfermeiro (juntamente com auxiliar e técnico de enfermagem), assistente social, psicólogo, cirurgião dentista (juntamente com auxiliar e técnico em saúde bucal), fisioterapeuta, terapeuta ocupacional, fonoaudiólogo, educador físico, farmacêutico e nutricionista.

Programa Acompanhante de Idosos
Já os idosos que estão em situação de vulnerabilidade são encaminhados para o Programa Acompanhante de Idosos (PAI), onde uma equipe faz o acompanhamento domiciliar, desenvolvendo ações no domicílio com foco em monitoramento, promoção e prevenção por meio do fortalecimento da rede de apoio, visando a reinclusão social. O acesso ao programa PAI também é feito a partir das UBSs, com base em critérios de inclusão.

LEIA TAMBÉM: Programa Acompanhante de Idosos vence prêmio espanhol de boas práticas

A localização de todas as UBSs e demais equipamentos de saúde da capital está disponível na plataforma Busca Saúde.