Prefeitura realiza Dia D de intensificação de cuidados para mulheres neste sábado (11)

Todas as UBSs estarão abertas das 8h às 17h; ações ocorrem em formatos de estações com consultas, exames, além de vacinação a toda população

A Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS) realiza, neste sábado (11), o Dia D do Avança Saúde Mulher em todas as 470 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) da capital, das 8h às 17h. A programação é voltada à promoção em saúde de mulheres cisgêneros e transexuais, e contempla a realização de exames e consultas, além de palestras com assuntos relevantes para a saúde dessa população.

Ao longo desta semana, em razão do Dia Internacional da Mulher, a pasta intensificou os atendimentos e abordagens à população feminina. Entre os destaques, na quarta-feira (8), foi realizada uma ação na UBS Cambuci voltada às mulheres em situação de rua.

As ações do Dia D ocorrem em formato de estações com os seguintes serviços:

- Acolhimento;
- Consultas de enfermagem e médica com coleta de Papanicolau e solicitação de mamografia, quando indicadas;
- Realização de testes rápidos para sífilis, HIV e hepatite;
- Triagem odontológica;
- Vacinação com busca ativa;
- Avaliação e aconselhamento nutricional;
- Atualização do cartão da gestante e cadastramento no programa Mãe Paulistana;
- Cadastramento do público elegível no programa Território Inclusivo;
- Rodas de conversa com especialistas sobre temas importantes no contexto da saúde da mulher, a exemplo de métodos contraceptivos, gravidez e puerpério, menopausa (climatério), saúde da população LGBTIA+, pré-natal, saúde mental, infecções sexualmente transmissíveis e combate à violência contra a mulher;
- Intensificação da vacinação contra o HPV (sigla em inglês para papilomavírus humano) para crianças e adolescentes com idade entre 9 e 14 anos, 11 meses e 29 dias, como uma importante ação na prevenção do câncer de colo de útero.

Além do Avança Saúde Mulher, a rede municipal realizará no sábado um Mutirão de Cirurgia Oral Menor, nas seis Coordenadorias Regionais de Saúde (CRSs), para pacientes previamente avaliados.

Vacinação
Neste sábado (11), as campanhas de vacinação contra a Covid-19, poliomielite e outras doenças ocorrerão nas UBSs, das 8h às 17h, e nas Assistências Médicas Ambulatoriais (AMAs)/UBSs Integradas, das 7h às 19h.

A imunização contra a Covid-19 está disponível para toda a população a partir dos 6 meses. Para a primeira dose de reforço, estão elegíveis crianças a partir dos 5 anos, adolescentes e adultos que receberam a segunda dose há pelo menos quatro meses. Já a segunda dose de reforço da vacina está disponível para toda a população acima de 18 anos de idade que recebeu a dose anterior há pelo menos quatro meses. Está disponível, ainda, a terceira dose de reforço para pessoas com alto grau de imunossupressão com mais de 18 anos, que tomaram a segunda dose de reforço há pelo menos quatro meses.

A vacinação com a Pfizer bivalente está disponível atualmente para todos os idosos acima de 60 anos, além de pessoas maiores de 12 anos com imunossupressão, indígenas, residentes em Instituições de Longa Permanência e funcionários destes equipamentos da cidade de São Paulo.

A população pode encontrar a unidade de saúde mais próxima da sua residência por meio da plataforma Busca Saúde.