Março Azul-Marinho: campanha alerta para os riscos do câncer colorretal

Com mais de 20 mil óbitos registrados em 2020 no país, 30% dos diagnósticos da doença poderiam ser evitados com a prática de hábitos saudáveis

Na luta contra o câncer colorretal, também conhecido como câncer de intestino, de cólon ou reto, a campanha Março Azul-Marinho alerta para a prevenção e diagnóstico precoce da doença, que é tratável e altamente curável no estágio inicial.

O Instituto Nacional de Câncer (Inca) estima em 45.630 o número de novos casos da doença para cada ano do triênio 2023-2025 no Brasil, com taxas de incidência maiores na região Sudeste, em comparação com outras regiões. Esse número representa 21,10 casos por 100 mil habitantes, sendo 21.970 entre homens e 23.660 entre mulheres. Outro dado do Inca indica que a probabilidade de óbito prematuro por câncer de intestino entre pessoas de 30 a 69 anos pode ter um aumento de 10% no país até 2030.

O tumor ocorre na parte do intestino grosso chamada cólon, no reto (final do intestino) e ânus. É formado por pólipos intestinais, ou seja, lesões benignas que se não forem detectadas e tratadas podem levar ao surgimento do câncer. Entre os fatores de risco associados ao câncer colorretal estão o consumo de carnes processadas, tabagismo, bebida alcoólica em excesso, sedentarismo e histórico familiar.
Sintomas e prevenção

As pessoas com sinais e sintomas suspeitos podem apresentar sangue nas fezes, alteração do hábito intestinal (diarreia e prisão de ventre alternados), dor ou desconforto abdominal, fraqueza e anemia, perda de peso sem causa aparente, alteração na forma das fezes (fezes muito finas e compridas) e massa (tumoração) abdominal. O diagnóstico pode ser feito por meio de exames clínico, laboratorial, endoscópico ou radiológico, de pessoas com sinais e sintomas sugestivos da doença.

De acordo com o Ministério da Saúde, 30% dos diagnósticos do câncer colorretal poderiam ser evitados a partir de hábitos saudáveis simples, tais como:

• ter alimentação variada, com pelo menos três porções de frutas e três porções de verduras e legumes ao dia e consumir, preferencialmente, cereais integrais como arroz, aveia, cevada, trigos e outros;
• exercitar-se regularmente;
• beber pelo menos dois litros (seis a oito copos) de água por dia;
• reduzir o consumo de carnes vermelhas (máximo 500g por semana), principalmente na chapa ou na forma de fritura, grelhado ou churrasco;
• evitar carnes salgadas e processadas como presunto, mortadela, bacon, linguiça, salsicha e outros embutidos e defumados;
• manter o peso adequado para altura;
• não consumir bebidas alcoólicas em excesso;
• não fumar.

Além do atendimento médico e do encaminhamento na rede municipal, dentro desta abordagem preventiva a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) oferece as chamadas atividades de promoção da saúde, como caminhada, dança, tai chi chuan e ioga, entre outras. Elas acontecem dentro da programação das UBS, dos Centros de Práticas Naturais (CPN), Centros de Convivência e Cooperativa (Cecco), Unidade de Referência em Saúde do Idoso (Ursi), Centros de Atenção Psicossocial (Caps) e dos Polos Similares à Academia da Saúde, que, por meio das equipes multiprofissionais, promovem também as chamadas Práticas Integrativas e Complementares (PICs).

A relação dos endereços de todos os equipamentos da rede municipal está disponível na plataforma Busca Saúde.