CRS Sudeste realiza evento de capacitação em imunização

Mais de 400 profissionais que atuam nas UBSs da região assistiram palestras sobre o tema; iniciativas bem-sucedidas de unidades também foram reconhecidas

Na última quinta-feira (2), a Coordenadoria Regional de Saúde (CRS) Sudeste promoveu a I Jornada Regional de Imunização - 2023. Voltado aos profissionais das Unidades Básicas de Saúde (UBSs) da região, o evento reuniu mais de 400 participantes, que puderam atualizar seus conhecimentos com especialistas reconhecidos na área de imunização, além de tirar suas dúvidas.

A Dra. Melissa Palmieri, médica da área de Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal da Saúde (SMS) e diretora da Sociedade Brasileira de Imunização – Regional São Paulo falou sobre “Cultura de vacinação x hesitação vacinal”; o Dr. Renato Kfouri, do Departamento de Imunizações da Sociedade Brasileira de Pediatria (SPB) e da Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIm) falou sobre “Vacinas Covid: cenário atual e expectativas”; o Dr. Marcelo Otsuka, coordenador do Comitê Materno-Infantil e da Comissão de Infectologia Pediátrica da Sociedade Brasileira de Infectologia (SBI) abordou “Vacinação de adolescente – HPV e Meningo ACWY”.

A Dra. Alessandra Ramos Souza, do Departamento de Pediatria da Unifesp e médica do Centro de Referência para Imunológicos Especiais (Crie), falou sobre as principais indicações do serviço, enquanto José Elisomar Santana, enfermeiro do Programa Municipal de Imunizações (PMI) apresentou dados sobre a cobertura vacinal 2022 na cidade de São Paulo e a Profa. Dra. Lily Yin Weckx, docente da disciplina de Infectologia do Departamento de Pediatria da Unifesp, abordou o risco da reintrodução da poliomielite no Brasil.

Reconhecimento
“Atravessamos dois anos de trabalho intenso e inúmeros desafios para fazer com que as vacinas chegassem à população, e este evento foi uma forma de reconhecer o esforço de cada profissional e o desempenho alcançado por várias UBSs da região”, comenta a interlocutora de imunização na CRS Sudeste, Ivete Favaron Lopes Zanata, uma das organizadoras do evento.

A Dra. Melissa Palmieri elogiou a iniciativa da regional: “Capacitar continuamente é necessário, pois um profissional preparado consegue, de uma forma adequada, sensibilizar a pessoa que procura a UBS sobre a importância de estar em dia com a vacinação. Eventos como este são essenciais para a continuidade do nosso trabalho em busca de altas coberturas vacinais.”

Andreza Aparecida Yabiku, coordenadora da CRS Sudeste, que reúne cinco Supervisões Técnicas em Saúde (STSs) e 98 UBSs, diz que além do incremento dos índices de vacinação, os desafios da região incluem a própria heterogeneidade do território. “Temos realidades muito distintas de acordo com a área, e uma enorme demanda por serviços acumulada ao longo da pandemia de Covid-19”.
Iniciativas das UBSs

A I Jornada Regional de Imunização da CRS Sudeste também reconheceu iniciativas das Unidades de Vigilância em Saúde (Uvis), STSs e UBSs na área de imunização ao longo de 2022 e início de 2023.
Veja a seguir:

Uvis e STS Mooca/Aricanduva
- Mega drive com o maior número de doses aplicadas da CRS Sudeste.
- Vacinação nas Instituições de Longa Permanência (104).
- Coordenação de dois bloqueios de meningite.

UVIS e STS Vila Mariana/Jabaquara
- Coordenação de seis mega drives/megapostos e mais dois postos extramuros.
- Vacinação nas Instituições de Longa Permanência (49).
- Apoio técnico aos hospitais da região (maior número da CRS).
- Supervisão em clínicas privadas (maior número da CRS).

UVIS e STS Penha
- Supervisão em 100% das salas de vacina Públicas e privadas.
- Coordenação e monitoramento de situação vacinal de cerca de 140 imigrantes afegãos em hotel de acolhida.
- Melhor porcentagem de devolução de DVA (declaração de vacinação atualizada) na intensificação de vacinação em escolares durante a Campanha de Pólio 2022.

UVIS e STS Vila Prudente/Sapopemba
- Implantação e coordenação do 1º Megadrive de Vacinação Covid da CRS.
- Melhor cobertura vacinal do calendário de rotina da CRS em janeiro de 2023.

UVIS e STS Ipiranga
- Menor taxa de abandono das vacinas VIP e Pentavalente em 2022.
- Vacinação em centro de acolhida de afegãos.
- Maior número de domingos com vacinação em parque do Museu da Independência.

Posto de Armazenamento e Distribuição de Imunobiológicos (Padi) Sudeste
- Excelência no trabalho de distribuição e organização dos imunobiológicos e insumos da rotina, além de campanhas de vacinação.

Unidades com maior número de doses aplicadas contra Covid-19 (por STS)
- UBS São Vicente de Paula (Ipiranga)
- UBS Vila Santo Estevão - Dr. Woady Jorge Kalil (Mooca/Aricanduva)
- HDRHC Penha (Penha)
- UBS Max Perlman (Jabaquara/Vila Mariana)
- UBS Vila Prudente (Vila Prudente/Sapopemba)

Unidades com estratégia inusitada para melhorar adesão à vacinação
- UBS Rossini / Vila Carioca Dr. Moacir Parra (Ipiranga)
- UBS Pari (Mooca/Aricanduva)
- UBS Pe. José de Anchieta (Penha)
- UBS Prof. Milton Santos (Jabaquara/Vila Mariana)
- UBS V. Heloísa (Vila Prudente/Sapopemba)

Menor taxa de abandono para a vacina Pentavalente em menores de 1 ano (2022)
- UBS Sacomã (Ipiranga)
- UBS/AMA Integrada Vila Carrão (Mooca/Aricanduva)
- UBS/AMA Integrada Cruzeiro do Sul (Penha)
- UBS/AMA Integrada Vila Clara (Jabaquara/Vila Mariana)
- UBS Vila Ema Dr. Fuad Kassab (Vila Prudente/Sapopemba)