Saúde municipal intensifica ações de cuidado para mulheres a partir desta segunda-feira (6)

Avança Saúde Mulher promoverá consultas e realização de exames da população feminina, cis e LGBTIA+ nas 470 UBSs até sábado (11)

A Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), realiza entre os dias 6 e 11 de março mais uma edição do Avança Saúde Mulher em todas as 470 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) da capital. O programa, voltado para a promoção em saúde de mulheres, cisgênero e transexuais, contará também com um Dia D de intensificação dos atendimentos e abordagens no sábado (11), com abertura de todas as UBSs. No mês em que se celebra o Dia Internacional da Mulher, em 8 de março, a iniciativa busca ampliar o cuidado e atenção em saúde para diferentes públicos.

A Área Técnica de Saúde da Mulher, da Coordenadoria de Atenção Básica da SMS, montou uma programação que contempla a realização de exames e consultas, além de palestras com assuntos relevantes para a saúde dessa população.

As ações do Avança Saúde Mulher ocorrerão em formato de estações e oferecerão:
- Acolhimento;
- Consultas de enfermagem e médica com coleta de Papanicolau e solicitação de mamografia, quando indicadas;
- Realização de testes rápidos para sífilis, HIV e hepatite;
- Triagem odontológica;
- Vacinação com busca ativa;
- Avaliação e aconselhamento nutricional;
- Atualização do cartão da gestante e cadastramento no programa Mãe Paulistana;
- Cadastramento do público elegível no programa Território Inclusivo;
- Rodas de conversa com especialistas sobre temas importantes no contexto da saúde da mulher, a exemplo de métodos contraceptivos, gravidez e puerpério, menopausa (climatério), saúde da população LGBTIA+, pré-natal, saúde mental, infecções sexualmente transmissíveis e combate à violência contra a mulher.

Durante esse período, haverá ainda a intensificação da vacinação contra o HPV (sigla em inglês para papilomavírus humano) para crianças e adolescentes com idade entre 9 e 14 anos, 11 meses e 29 dias, como uma importante ação na prevenção do câncer de colo de útero. No dia 8, as mulheres em situação de rua contarão com ação especial na UBS Cambuci e será ofertado o implante intradérmico, método contraceptivo de longa ação. As equipes da UBS também realizarão uma busca ativa em todo o município com o objetivo de ampliar o acesso à assistência em saúde a essa população.

A população pode encontrar a unidade mais próxima de sua residência por meio da plataforma Busca Saúde, disponível no link: http://buscasaude.prefeitura.sp.gov.br.

Quase três milhões de atendimentos
Ao longo de 2022, as edições do Avança Saúde registraram 2.864.510 atendimentos nas 470 UBSs da cidade com ações de cuidado, prevenção e promoção em saúde.

No último ano foram realizadas edições voltadas para as doenças crônicas não transmissíveis, como diabetes e hipertensão; saúde auditiva, com foco na dispensação de aparelhos e intensificação de consultas com especialista; saúde pulmonar, com o intuito de identificar doenças respiratórias na população, incluindo as pessoas em situação de rua; promoção de cuidado e bem-estar direcionado às crianças e adolescentes; saúde bucal; ampliação da oferta de exames e cirurgias eletivas e saúde das mulheres.

No contexto da saúde da população feminina, as edições do Avança Saúde de 2022 focaram no diagnóstico precoce e início do tratamento dos cânceres do colo do útero e de mama. Ao todo, foram contabilizados 52.639 atendimentos entre as edições realizadas em março, outubro, novembro e dezembro de 2022. No mesmo período o Programa Mãe Paulistana registrou 91.943 novos cadastros de gestantes, enquanto o Território Inclusivo realizou 39.505 atendimentos na rede.

Para a secretária-executiva de Atenção Básica, Especialidades e Vigilância em Saúde da SMS, Sandra Sabino Fonseca, as atividades executadas no Avança Saúde intensificaram o cuidado à população após a fase mais aguda da pandemia. “Mobilizamos toda a nossa rede no intuito de promover atenção especial em saúde para diferentes públicos. Como consequência, reforçamos a importância do trabalho realizado por quem está na ponta e coletamos informações para fins de desenvolvimento de novas políticas públicas”, explicou.